Finda a dieta, assim que se retomam os velhos hábitos alimentares, os quilos perdidos voltam a instalar-se, tornando o emagrecimento cada vez mais difícil e deformando o corpo. Por isso, aquilo que lhe aconselhamos não é uma dieta mas, sim, um programa de gestão de peso, que vai ajudá-la, não só a emagrecer rapidamente, numa primeira fase, mas incentivá-la a adoptar um estilo de vida saudável, essencial para manter a boa forma a longo prazo.

Encare-o como um recurso pontual, porque, se repetir muitas vezes a proeza de perder peso rapidamente, a sua pele vai ressentir-se. Os especialistas em gestão de peso não aconselham perdas rápidas de peso à custa de dietas demasiado restritivas, porque aquilo que se elimina facilmente, também se recupera com a mesma velocidade. A necessidade de seguir um plano sustentável a médio e a longo prazo afigura-se, assim, prioritário.

Perder peso num ambiente 5 estrelas

O conceito era inovador em Portugal no final da década de 2000. Uma equipa multidisciplinar, composta por um fisiologista, um nutricionista, um psicólogo e um treinador pessoal, recebe-a num hotel de cinco estrelas para, em sete dias, fazê-la perder entre três a cinco quilos. A direção técnica do programa «Real Healthy Weight», um dos pioneiros em Portugal, estava, na altura, a cargo da Clínica Metabólica, especializada em programas de autonomia na gestão de peso.

Na altura, o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, foi um dos primeiros a desenvolver este tipo de programas, hoje disponíveis em muitas outras unidades hoteleiras, como é o caso do Grande Hotel de Luso no Buçaco, do Cascade Wellness & Lifestyle Resort em Lagos, do Blue&Green Vilalara Thalassa Resort em Porches, do Ozadi Heart & Soul Tavira Hotel, do Longevity Wellness Resort Monchique e do Eurotel Altura no Algarve. Atreva-se a experimentar.

Em que consistem estes programas?

Tratam-se, na globalidade dos casos, de programas intensivos de emagrecimento assentes em quatro pilares fundamentais. Além de uma dieta alimentar, contemplam a prática de exercício físico, consultas de psicologia de motivação e tratamentos de relaxamento em spa. O programa, personalizado e adaptado às características e necessidades de cada pessoa, é definido com base numa avaliação inicial.

Numa primeira fase, é analisado o estado físico (índice de massa corporal, percentagem de massa gorda e por aí fora) e o estado emocional, abordando questões como as expetativas em termos de perda de peso, o nível de motivação e as tentativas anteriormente feitas. As refeições são criteriosamente definidas de forma a respeitar o número de calorias diárias indicadas para o seu peso atual e tendo em vista a perda de peso pretendida.

O exercício físico, adequado à sua preparação física e necessidades individuais, é obrigatório e diário, salvo indicação médica em contrário. A motivação para perder peso é reforçada através de workshops de alimentação e gestão do peso, onde se aprende a distinguir os alimentos mais e menos calóricos. Os tratamentos de spa, também previstos no programa, são uma importante componente para ajudar a relaxar e a transformar a perda de peso num prazer.

Veja na página seguinte: Como funcionam estes planos

Como funcionam?

No final do programa, a satisfação de ter perdido peso e os conhecimentos sobre alimentação saudável aprendidos reforçam a vontade de se manter em forma, fundamental para não voltar a engordar ou, até, prosseguir com um processo de emagrecimento mais ambicioso e prolongado. Para quem precise de continuar a perder peso, as entidades que monitorizam estes programas dispõem de programas de acompanhamento.

Estes planos, que podem ser desenvolvidos em grupo ou individuais, até podem, nalguns casos, ser seguidos via internet, para que não subsistam desculpas para não emagrecer. Estes programas têm várias vantagens:

- Decorrem em ambiente controlado

O segredo do sucesso deste tipo de programas assenta, sobretudo, no facto de se desenrolar num ambiente totalmente controlado. Em muitos casos, até o mini-bar do quarto é esvaziado para evitar tentações. Além disso, é complementado com ementas contadas à caloria e prescrição de treino físico individualizado.

- Têm acompanhamento próprio

À semelhança do «Real Healthy Weight», um dos mais antigos, pressupõem o acompanhamento de uma equipa especializada em fisiologia, nutrição e psicologia que, mais do que ajudar a emagrecer de uma forma rápida e eficaz, incentiva à adoção de um estilo de vida saudável, essencial para manter o peso perdido.

- São motivadores

O fator mais importante para perder peso é a vontade de mudar. «Uma paciente estava há um ano a tentar emagrecer sem sucesso e, num destes programas intensivos, perdeu três quilos», referiu, em 2009, Teresa Branco, na altura diretora da Clínica Metabólica e hoje à frente do Instituto Prof.ª Teresa Branco à revista Ultimate Beauty.

«Depois disso, já perdeu 20 quilos», acrescentou, em declarações à publicação de medicina estética e cosmética avançada, agora disponível apenas online no SAPO Lifestyle. A perda rápida de peso pode ser o incentivo que lhe faltava para iniciar uma dieta equilibrada que a ajude a manter a forma a longo prazo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.