Enquanto o bronzeado dá boa cara e disfarça as imperfeições, passamos bem sem os nossos cremes e máscaras de beleza. Mas, agora, a ponta do nariz a pelar e os caracóis rebeldes a cair para a cara, que pareciam tão sexy na praia, não combinam com o estilo mais cuidado próprio do dia a dia de trabalho. Há que recuperar a compostura e a rotina dos cuidados básicos da pele, antes que as rugas se instalem definitivamente.  A boa notícia é que a maioria dos estragos são reversíveis, se atuarmos sem demora.

Nesta altura do ano, é normal que a pele apresente alguns sinais de secura e falta de vitalidade. A exposição prolongada ao sol destrói os lípidos da camada superficial, cuja função é preservar o teor de humidade das camadas mais profundas. Sem esta barreira de proteção natural, a pele entra numa espiral de desidratação que se vê e sente. Torna-se áspera ao toque e aparecem rugas finas no rosto, principalmente junto ao contorno dos olhos.

Prioridade aos cuidados primários

As células desidratadas morrem prematuramente e ao desprenderem-se formam manchas porque a pele nova, que aparece por baixo, é mais clara. Não há como evitar isto, pelo que mais vale apressar o processo com produtos esfoliantes, que ajudam as células mortas a soltarem-se, deixando a pele mais lisa e uniforme. Caso opte por um esfoliante tradicional, com grânulos, deverá utilizá-lo na pele molhada, uma ou duas vezes por semana. Há fórmulas próprias para o rosto e para o corpo.

Os do tipo máscara peeling aplicam-se na pele seca e previamente limpa. Depois desta limpeza em profundidade, aplique sempre um bom creme hidratante, de preferência reforçado com ingredientes fortificantes e regenerantes, para devolver à pele o brilho, a maciez e a elasticidade perdidas durante as férias. Um dos truques a que pode recorrer para revitalizar a pele é continuar a usar os seus produtos pós-solares no corpo e no rosto durante algumas semanas, mesmo que já tenha deixado de ir à praia.

Fórmulas enriquecidas para resultados potenciados

São fórmulas enriquecidas com antioxidantes, tais como a vitamina E, que absorvem os radicais livres, ajudando assim a preservar a elasticidade, a reduzir a desidratação e a estimular a regeneração celular. Assim que abandonar definitivamente a exposição ao sol, pode começar a usar cremes para o rosto com efeito iluminador ou um aclarador, se notar o aparecimento ou a intensificação de manchas castanhas. Estes produtos contêm, geralmente, vitaminas A e C, duas substâncias poderosas para dar energia à pele, melhorar a firmeza e uniformizar a pigmentação.

Se quiser prolongar a cor do bronzeado mesmo sem ir à praia, pode recorrer aos autobronzeadores. Para obter um tom credível, uniforme e sem manchas, faça o seu ritual de esfoliação e hidratação na véspera, mas não aplique nenhum creme imediatamente antes do autobronzeador. No rosto, a chamada maquilhagem bronzeadora é a sua melhor amiga para dar o acabamento perfeito ao tom moreno simulado pelo autobronzeador.

Veja na página seguinte: Mantenha o tom dourado com autobronzeador

Mantenha o tom dourado com autobronzeador

A técnica é muito simples. Comece por aplicar no rosto todo, com um pincel grande, uma camada fina e uniforme de pó transparente ou da mesma cor da tez. Tenha atenção que não deve distinguir-se da cor do pescoço. De seguida, aplique um tom mais escuro só nas zonas em relevo, como é o caso do centro da testa, da zona superior das maçãs do rosto, da cana do nariz e do queixo. Esta segunda cor pode ser em pó, em creme ou em gel, conforme a sua preferência, e conter partículas brilhantes para um efeito iluminador extra.

Este brilho é um efeito que geralmente não queremos, no verão, pois pode ser confundido com a oleosidade causada pelo calor, mas que agora é útil para contrariar o aspeto baço e sem vida da pele. Esta é também a altura ideal para reforçar a rotina de cuidados diários com tratamentos específicos, adaptados às necessidades do tipo e do estado da pele, tais como máscaras revitalizantes ou de nutrição profunda e curas intensivas de luminosidade e energia.

Os produtos próprios para este efeito apresentam-se, normalmente, sob a forma de sérum ou de um conjunto de ampolas e só devem ser usados em curas esporádicas, nunca de forma contínua. Duas vezes por ano, nas mudanças de estação, costuma ser suficiente. Se, mesmo depois destes cuidados, a sua pele ainda não voltou ao normal, talvez os estragos sejam mais profundos do que aparentam. Neste caso, é aconselhável recorrer aos cuidados especializados da estética profissional ou mesmo de um médico dermatologista.

A questão dos custos pode parecer um obstáculo, mas a verdade é que, por vezes, se perde mais tempo e dinheiro em busca de soluções por conta própria. Um bom tratamento profissional, talhado à medida de cada caso, permite reduzir os cuidados diários ao essencial. Além disso, o ambiente agradável dos centros de estética, as massagens e todo o ritual envolvido têm um efeito antistresse poderoso.

A importância de um reforço antioxidante

Após o verão, e uma exposição solar intensa, as nossas reservas naturais de antioxidantes estão esgotadas. Por isso, Cristina Abreu, responsável de formação da Cosmética Ativa e da L’Oréal Portugal, considera que «é fundamental repor essas reservas de forma a garantir a contínua defesa e proteção das células. Um reforço do aporte de antioxidantes permite recuperar a proteção da pele, a qual, mais protegida no interior, revelará uma aparência mais bonita; mais saudável e luminosa».

Esse reforço pode ser feito em três vertentes: ­

- Na alimentação

Consegue-o consumindo diariamente alimentos ricos em substâncias antioxidantes, especialmente betacarotenos, que têm a particularidade de pigmentar a pele, conferindo-lhe uma tonalidade bronzeada que, por vir do interior, não corre o risco de ficar manchada. É uniforme em toda a superfície corporal. ­

- Com suplementos alimentares de dois tipos

Aqueles que são especificamente concebidos para ajudar a pele a bronzear com segurança e os que têm efeito anti-idade. Em ambos os casos são privilegiados os componentes antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres produzidos durante a exposição ao sol, previnem a inflamação e o envelhecimento prematuro da pele e promovem a regeneração das células. ­

- Com antioxidantes tópicos

Cosméticos para utilização quotidiana que apostam na proteção da pele face às agressões ambientais indo além dos tradicionais protetores com filtro solar. Além de serem eficazes na prevenção do envelhecimento em todas as frentes, incluindo rugas, manchas e flacidez. Têm, também uma ação corretora destes fatores quando ainda em fase inicial.

Texto: Vera Saldanha