A nossa pele renova-se constantemente de forma natural. A pele nova vai empurrando a velha para a camada córnea e vamo-nos desprendendo dela espontaneamente. Mas, com a idade, esta capacidade de renovação abranda e a pele morta tende a acumular-se, dando um aspeto mais baço e um toque áspero à pele. Nos meses de verão, com o sal do mar, o cloro das piscinas e o calor do sol, esta fica ainda mais seca e fragilizada.

Os esfoliantes têm como função facilitar esta função natural da pele. Os seus componentes ajudam a reduzir a espessura da camada córnea e a eliminar toxinas, fazendo com que esta recupere luminosidade e fique preparada para absorver melhor os princípios ativos de um tratamento posterior. Tal como o rosto, o corpo também deve ser esfoliado, sobretudo depois de um período de férias.

Dependendo das substâncias presentes no cosmético, a esfoliação pode ser mecânica (micropartículas) ou química (ácidos). Os esfoliantes mecânicos contêm micropartículas, nomeadamente conchas, sementes, açúcar e sal, que removem as células mortas com suavidade. Para proteger a sua epiderme, se apanhou sol, aguarde uns dias antes de avançar para uma ritual esfoliante, uma vez que esta pode estar agredida pela radiação UV.

Como fazer um ritual esfoliante:

- Apesar da frequência depender do tipo de pele, o habitual é fazer-se uma esfoliação por semana.

- Aplique uma noz de produto na pele húmida e massaje, suavemente, de baixo para cima.

- Insista nas zonas mais ásperas, como os cotovelos e os joelhos.

- Não se esqueça das coxas, já que a esfoliação melhora a circulação na zona e prepara a pele para o anticelulítico.

- Depois da massagem, enxagúe-se com água morna, pois se permanecerem restos de esfoliante na pele, podem irritá-la ou provocar ardor.

As áreas do corpo que não deve esfoliar

Não esfolie o contorno dos olhos porque a pele é muito fina. Zonas com feridas ou arranhões também devem ficar de fora deste ritual, tal como as áreas com a pele seca e sensível, com eczema ou irritação. Também não esfolie a pele depois de estar exposta ao sol ou após a depilação. E esfolie o peito com um produto muito suave.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.