A paixão pela maquilhagem surgiu muito cedo quando viu, pela primeira vez, a coleção de cosméticos da sua mãe. Nos anos da década de 1980, decidiu partir para Nova Iorque com o objetivo de realizar um sonho,  o de vingar como maquilhadora profissional. Dez anos depois, lançava o seu primeiro bâton.

Desde então nunca mais parou. Hoje, Bobbi Brown é uma referência no universo da moda e da beleza feminina. Acredita que todas as mulheres podem ser bonitas, em qualquer idade. Em entrevista exclusiva à Saber Viver, desvenda alguns dos seus segredos e dá conselhos práticos para o dia a dia.

Qual é o seu ideal de beleza?

Não existe um padrão de beleza perfeita mas inúmeras expressões personalizadas de beleza. O segredo da beleza feminina é simples. Consiste em gostar de si tal como é hoje e não de como era há dez anos ou de como você nunca será. A autoconfiança é o elemento mais importante da verdadeira beleza.

Acredita, pois, que é possível envelhecer, ganhar rugas e continuar a ter um rosto bonito...

Não associo a beleza a um rosto jovem e sem rugas. Portanto, sim, na minha opinião é possível envelhecer, ter rugas e continuar a ser bonita. As linhas do rosto são a prova de que vivemos a vida. Nós temo-las quando mostramos emoção, rimos e nos exprimimos.

O que aconselha a uma mulher de 30 anos que receie o envelhecimento?

Se ela acha que se vai sentir mal por ter 40, 50 ou 60 anos, precisa de dar um passo atrás e aprender a encarar o envelhecimento de forma mais positiva. Depois, deve equacionar o seu estilo de vida. Isto significa não fumar e alimentar-se de forma inteligente.

Diga-nos três truques de maquilhagem, que resultam mesmo, para combater os principais sinais de envelhecimento...

Em primeiro lugar, se a pele à volta dos olhos é muita seca, convém utilizar uma sombra em creme, que não vinca as rugas e tem um efeito duradouro. Para conferir à tez um brilho fresco e saudável aconselho um hidratante com cor que permite harmonizar o tom de pele sem marcar as rugas.

Por fim, porque os lábios tendem a ficar mais finos com a idade, convém preferir bâtons em tons claros ou médios ou, ainda, glosses com cor, tornando-os mais carnudos. Para evitar enfatizar aquelas pequenas rugas à volta dos lábios, recomendo o uso de um hidratante (não oleoso) nessa área.

De que forma pode a maquilhagem ajudar a melhorar a autoestima feminina?

Hoje em dia, muitas mulheres fazem aquilo a que eu chamo microscoping, ou seja, reparar numa característica menos positiva do seu rosto e ficar obcecada com isso. Quando uma mulher se vê desta forma, a percepção que tem de si própria fica inevitavelmente aquém do que seria desejado. Penso que as mulheres precisam de ajustar a sua percepção e tentar olhar para a moldura completa. Aconselho que aceitem o que não podem mudar e que sublinhem aquilo que têm de melhor.

Veja na página seguinte: O produto de maquilhagem que mais valoriza a beleza feminina

No livro que lançou no final da década de 2000 diz que a maquilhagem pode ter o mesmo efeito (ou até melhor) que um lifting facial. Qualquer mulher pode conseguir esta transformação em casa ou apenas com a ajuda de um profissional?

Parecer melhor não é necessariamente uma preposição de tudo ou nada. Uma mulher pode instantaneamente melhorar a sua aparência fazendo apenas uma ou duas coisas, o que é óptimo para alguém que se está a estrear na maquilhagem. Depois, com a prática, qualquer mulher pode eventualmente alcançar todos os passos daquilo a que eu chamo o facelift da maquilhagem.

Qual o produto de maquilhagem que consegue melhorar de forma mais dramática a aparência feminina?

O concealer é um dos meus produtos de beleza favoritos e um dos principais segredos de beleza. Os concealers de base amarela permitem iluminar a pele escura por baixo dos olhos e fazem com que qualquer pessoa tenha uma aparência fresca, como se tivesse dormido oito horas (quando apenas dormiu cinco). O concealer pode instantaneamente iluminar o rosto e levantar o ânimo.

O que devemos considerar antes de comprar qualquer produto de maquilhagem?

A coisa mais importante a ter em conta ao comprar maquilhagem é o estilo pessoal. Se prefere um look mais natural, não deixe que ninguém a pressione a comprar produtos que produzam um olhar esfumado ou lábios dramaticamente vermelhos.

Por outro lado, se prefere um look mais trabalhado e elegante então provavelmente não vai ficar satisfeita com uma palette completamente neutra. Por isso, ao dirigir-se a um balcão de maquilhagem lembre-se que ninguém pode obrigá-la a comprar seja o que for. Deve apenas adquirir aquilo que funciona para si.

Qual a melhor forma de conservar um bronzeado saudável durante todo o ano?

Desde os pós bronzeadores aos autobronzeadores existem actualmente inúmeras opções, que facilitam a vida de quem quer manter um bronzeado natural durante todo o ano. O meu produto favorito é o pó bronzeador porque é rápido e fácil de aplicar. Se tem a pele seca experimente uma fórmula em creme. Para quem tem pele oleosa, o gel bronzeador é uma boa opção. Se pretende que o aspecto bronzeado dure alguns dias sugiro o uso de um autobronzeador.

Quais os seus segredos pessoais para manter uma aparência jovem?

A partir dos 50 anos, a beleza é baseada em cuidarmos de nós próprias e sentirmo-nos bem. Devemos, por isso, comer de forma saudável, beber muita água, usar protector solar e fazer consultas regulares ao médico. O aspeto mais importante a não esquecer é olhar para nós como somos agora, não em comparação com o que éramos antigamente.

Substituir o hidratante habitual por uma fórmula extra-rica pode fazer com que a pele pareça mais fresca e tornar as rugas menos visíveis. Um fond de teint em creme com ingredientes hidratantes melhora a aparência e o conforto da pele. A definição é a chave desta etapa, por isso aconselho o uso de um lápis de lábios para manter o bâton e um eyeliner para destacar os olhos.

Que aspetos tem em conta ao criar um novo produto de maquilhagem?

Integridade é uma palavra que significa muito para mim profissionalmente. Não acredito em dizer às mulheres que elas precisam de comprar algo ou, por outras palavras, não acredito em criar necessidades. Pelo contrário, acredito em criar produtos que vão de encontro às necessidades das mulheres. É assim que todos os meus produtos surgem.

Por exemplo, criei uma linha de cuidado da pele extra quando percebi que a linha existente não estava a hidratar suficientemente a pele muito seca, a minha incluída.

3 conselhos de expert

1. «A maquilhagem em excesso não funciona. Preste atenção às características do seu rosto e veja o que pode fazer para melhorar a aparência ou para dispersar a atenção de determinado ponto», recomenda Bobbi Brown.

2. «Se não gosta dos seus olhos, experimente usar mais bâton ou aprenda a delinear os olhos para fazer com que pareçam mais definidos», refere a empresária.

3. «Lembre-se que as cores claras têm um efeito lifting. Uma sombra clara aplicada em toda a pálpebra permite rejuvenescer o olhar. Um blush em tons claros permite desviar a atenção das linhas à volta dos olhos e dar a todo o rosto um efeito lifting», adverte a especialista em beleza e maquilhagem

O passado e o presente de Bobbi Brown

Maquilhadora de renome internacional, fundadora da empresa multimilionária Bobbi Brown Cosmetics. Na indústria da beleza há mais de 25 anos, os seus produtos são vendidos em mais de 20 países, tendo vindo a conquistar admiradoras em todo o mundo, entre elas, Susan Sarandon, Cameron Diaz ou Sharon Stone.

É autora de três bestsellers do ranking do New York Times e editora de beleza no programa matinal Today, da estação de televisão norte-americana NBC. É frequentemente convidada a participar em programas relacionados com a moda e beleza, maquilha modelos tanto para capas de revistas, como para produções e desfiles de moda. Vive em New Jersey com o seu marido e os três filhos.

Texto: Vanda Oliveira

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.