Os 40 anos, longe do estigma social a que eram associados no século passado, são a idade ideal para começar a investir em tratamentos que podem prolongar a juventude da sua epiderme. A radiofrequência ou o laser são uma grande ajuda. Nesta década, aparecem os primeiros sinais de queratose (espessamento cutâneo), bem como o pronunciamento do sulco nasogeniano (entre o nariz e a boca) e das rugas nos lábios.

1. Falta de hidratação

Para melhorar a hidratação da pele, pode fazer uma administração de vitaminas com eletroporação. Esta técnica permite introduzir substâncias por via percutânea. É uma excelente técnica de hidratação sem agulhas. O peeling químico é sempre um bom começo, uma vez que a eliminação da camada córnea, a mais superficial da epiderme, facilita muito o efeito dos tratamentos adicionais.

2. Rugas de expressão

Para apagar as rugas de expressão, pode utilizar toxina botulínica no contorno dos olhos e nos vincos entre as sobrancelhas, as chamadas rugas de leão. "A manutenção dos resultados depende da continuação dos tratamentos com intervalos de 12 a 20 semanas", adverte, contudo, o cirurgião plástico Francisco Falcão de Melo. Seja ponderada e certifique-se de que estes tratamentos são levados a cabo por profissionais experientes.

3. Marcas de envelhecimento

Para preencher as rugas, recorra ao ácido hialurónico, sobretudo nas verticais, já que endurecem muito a expressão. Pode utilizá-lo para atenuar as rugas de leão, o sulco nasogeniano e as rugas perilabiais.

4. Flacidez cutânea 

Para prevenir a flacidez cutânea, pode recorrer à radiofrequência, tratamento que utiliza ondas eletromagnéticas, para evitar que o efeito de gravidade se note nos contornos do seu rosto.

5. Pele cansada 

Para melhorar o aspeto geral da pele, em casa, opte por cremes antirrugas, preferencialmente com uma ação antioxidante e despigmentante. Uma vez por semana, use uma máscara hidratante. Perante um cansaço mais pronunciado, marcado pelo stresse, pelo excesso de trabalho ou ainda por noites sem dormir, escolha uma com efeito flash. São muitas as marcas de cosmético no mercado que as disponibilizam.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.