A feminilidade é o denominador comum das tendências. Quase tudo é permitido, desde que o resultado seja a afirmação da beleza e da sensualidade da mulher. A mulher é bela e deve sentir-se bem com as suas particularidades, mas a maquilhagem deve realçar os pontos fortes do rosto.

Tem um papel primordial pois é ela que vai iluminar e modelar o rosto, para que fique perfeito. A maquilhagem deve fazê-la sentir-se bonita e ao mesmo tempo glamourosa. Uma harmonia que deve ser conjugada com um cabelo bem cuidado.

Formato do rosto

A maquilhagem começou por ter funções rituais, mas foi rapidamente absorvida como forma de arte, sedução e, mais tarde, instrumento corretor de traços considerados menos favoráveis no rosto.

Hoje a maquilhagem do rosto feminino é imprescindível na toilette diária. O tipo de maquilhagem que cada pessoa deve usar vai depender do tipo de rosto. Por isso, deve realizar um estudo do formato do seu rosto para o poder desenhar de acordo com um ideal de linhas equilibradas. Assim se poderá corrigir o rosto dando um efeito ótico, que diminuirá as irregularidades.

Dicas para quem apresenta um rosto de formato quadrado:
- O rosto quadrado caracteriza-se pela testa e maxilar largos. Assim, para suavizar os traços e intensificar o olhar, deve tornar o centro do rosto mais claro e escurecer as maçãs do rosto.
- Poderá usar na parte exterior dos maxilares uma base mais escura, pois este truque afina discretamente os contornos do rosto.
- Ilumine o centro da testa e o topo do queixo.
- Os olhos poderão ser maquilhados começando de dentro para fora em sentido ascendente, em direção às sobrancelhas. Deve ainda optar por uns olhos sofisticados com pestanas volumosas e sobrancelhas bem desenhadas.
- O blush sobre os tons escuros deve ser colocado no mesmo sentido da sombra, mas em direção às têmporas.
- Com um lápis contorne os seus lábios. Ao delinear o lábio inferior faça-o em forma triangular.

Saiba mais na próxima página

Passo-a-passo
Na sociedade de hoje, a forma como nos apresentamos conta muito. Quando olhamos para nós mesmos, a imagem vai refletir-se na nossa maneira de estar e de sentir. Saiba, passo-a-passo, como conseguir uma maquilhagem simples e sofisticada.

 1. Desmaquilhagem
A pele, devido às suas secreções, fatores ambientais e por vezes fatores internos, vai acumulando resíduos que limitam ou impedem o seu normal funcionamento. Assim, a higiene ou desmaquilhagem, é a primeira operação nos cuidados de maquilhagem, fundamental para manter a pele em condições normais.

A desmaquilhagem efetua-se com uma emulsão fluida (leite), ou mais viscosa (creme), um gel, sabões específicos, etc. Em primeiro lugar devem desmaquilhar-se os olhos e a boca e, em seguida, desmaquilha-se o rosto.

Para completar esta etapa aplica-se um tónico que visa dar firmeza e tonicidade à pele. Desta forma a pele fica preparada para se aplicar um creme específico ao tipo de pele, e um protetor solar para, posteriormente, ser maquilhada.

2. Design e maquilhagem das sobrancelhas
De seguida, se necessário, deve efetuar-se o design e a maquilhagem das sobrancelhas. Para manter as sobrancelhas bonitas, elas têm de estar limpas, nem demasiado curtas, nem demasiado finas. Têm de parecer naturais, o mais possível.

As sobrancelhas são os pilares centrais da estrutura do rosto. São a moldura natural dos olhos, acompanham a curvatura dos olhos e determinam a expressão do olhar.

3. Eyeliner
Este item de maquilhagem é muito importante e pode fazer toda a diferença, deixando o olhar marcante e realçado. Com as sobrancelhas já arranjadas, aplica-se um eyeliner de cor preta e, de seguida, consegue-se um efeito esfumado, através da colocação de uma sombra preta por cima do mesmo.

Saiba mais na próxima página

4. Sombra de olhos
A aplicação da sombra é o passo seguinte, primeiro na pálpebra móvel e, depois, no canto externo do olho. Por fim, faz-se um risco de sombra na pálpebra inferior, junto às pestanas, seguindo-se o esbatimento da sombra aplicada e a colocação de uma sombra branca na pálpebra móvel, até ao canto interno do olho.

5. Base, corretor e pó
O próximo passo é aplicar a base e o corretor de olheiras. As bases faciais passaram a ser de extrema importância para a maquilhagem. Quando bem aplicadas o resultado é surpreendente: uma pele lisa, uniforme e sem manchas. Neste caso foi utilizada uma base líquida, ideal para uma cobertura mais natural e mais suave.

As bases, hoje em dia, disfarçam as olheiras e as manchas, mas se usar um corretor específico o resultado será melhor. Este corretor deve ser mais claro que a base de modo a iluminar a região dos olhos. A forma de o aplicar é dar leves batidas com um pincel ou com os dedos.

Depois de eliminado o excesso de base, é aplicado em todo o rosto, com um pincel grande e redondo de cerdas naturais, uma fina camada de pó translúcido, que vai ajudar a controlar o brilho da maquilhagem. Pode-se aplicar também um pouco de pó nos lábios, pois vai ajudar a fixar o batom.

6. Pestanas
As pestanas volumosas e expressivas dão um look muito atraente e sedutor. Consciente da importância das pestanas no olhar, a profissional utilizou um revirador de pestanas, aplicando, de seguida, uma máscara nas pestanas superiores e inferiores.

7. Blush
Com o blush é possível alongar ou arredondar o rosto e aumentar ou diminuir o nariz, se jogarmos com a sombra e a claridade. Nas áreas de sombra, entra o blush, nas claras, o pó facial. Cada tom de pele tem um blush específico. Na nossa modelo, que tem pele clara, foi utilizado um blush rosa cremoso, fácil de aplicar, e que dá para controlar a intensidade da cor.

8. Lábios
A sua tonalidade deverá estar em harmonia com as demais cores da maquilhagem. Devido ao seu tom de pele, os tons rosa favorecem o rosto da nossa modelo.

Maquilhar não é apenas dar cor ao rosto, maquilhar é moldar, em conformidade com as características de cada pessoa, de forma a realçar os atributos e reforçar a autoestima. Desta forma, iremos sentir-nos instantaneamente mais bonitas.

Teoria da cor
Nem sempre as cores que estão na moda se adaptam a todas as mulheres e ocasiões, mas o critério dominante de escolha deve seguir sempre as características pessoais e a ocasião a que se destina a maquilhagem.

 Em maquilhagem distinguem-se vários tipos de “harmonia de cores”, destinados a cada tez (rosto). Assim, as loiras ou ruivas, com pele e olhos claros, como é o caso da nossa modelo, “harmonizam-se” melhor com cores frias (harmonias frias com verdes, azuis e cinzentos) ou ainda com tons claros de cores quentes (tais como, o rosa claro).

Texto: Paula Lage
Edição: Patrícia Velez Filipe
Maquilhadora: Paula Lage
Modelo: Sylvie Fernandes
Fotografia: Gildo Sousa
Agradecimentos: Centro Paula Lage, Braga

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.