A celulite e a gordura localizada em áreas específicas afectam milhões de mulheres em todo o mundo. Muitas vezes, só uma dieta ou o recurso ao ginásio não conseguem desalojar a celulite instalada, ou as gordurinhas rebeldes em zonas críticas.

A cada ano que passa, a tecnologia procura alternativas para conseguir optimizar os métodos em cabine e satisfazer cada vez mais a cliente. Levando esta proposta a sério, tem-se investido muito no aprimoramento de novas técnicas e cosméticos para a perda de gordura localizada e celulite.

Pensava-se que o esvaziamento das células de gordura (adipócitos) acontecia por dois processos:
• Metabolismo basal o consumo de energia que o organismo precisa para manter as suas funções vitais;
• Exercício físico, actividade normal, o dia a dia da pessoa.

Hoje, sabe-se que existe um terceiro processo: a termogénese. Uma necessidade de se manter o equilíbrio térmico do organismo para que as reacções enzimáticas ocorram dentro de condições adequadas. Muitas vezes, para se manter o equilíbrio térmico é necessário produzir calor internamente.

Para isso, utiliza-se a energia armazenada nos adipócitos, transformando gordura em calor. Quando isso ocorre, temos como consequência a diminuição do volume dos adipócitos, ocasionando a redução de medidas.

Um exemplo de termogénese: se mantivermos uma fonte térmica externa a aquecer a pele superficial, provocaremos um desequilíbrio entre a superfície do organismo e o seu interior. Para restabelecer esse equilíbrio térmico, a glândula responsável por regular a temperatura do nosso corpo, o hipotálamo, considerado o nosso termostato, provoca a sudorese.

O objectivo dessa é levar líquido à superfície externa do tecido para que, através da evaporação, seja eliminado calor do tecido a fim de baixar a temperatura externa, restabelecendo-se assim o equilíbrio térmico. A fonte externa de calor permite, por maior que seja a sudorese, que a temperatura externa diminua, obrigando o hipotálamo a procurar outra forma para se restabelecer.

Já que não se consegue baixar a temperatura externa, só resta a alternativa de elevar a temperatura interna. Para isso, é necessário que se produza calor internamente. Esse calor virá das nossas reservas orgânicas, na transformação de gordura em calor, ocasionando assim a queima de gordura e, consequentemente, a redução de medidas.

Temperatura central e superficial
A temperatura do interior do corpo, denominada “central”, mantém-se quase exactamente constante com variação na ordem de 0,6°C dia, excepto quando a pessoa apresenta um estado febril. A temperatura superficial, ao contrário da temperatura central, aumenta e diminui com a temperatura do meio-ambiente. Essa é a temperatura importante quando nos referimos à capacidade da pele em perder calor para o meio-ambiente.

O fenómeno da termogénese foi descoberto por acaso, num hospital, quando se tratavam pacientes com problemas ósseos e musculares por meio de raios infravermelhos. Esse tipo de calor fazia o papel da fonte térmica externa e observou-se que os pacientes obesos perdiam peso ao submeterem-se ao tratamento. Estudando-se as causas dessa perda de peso chegou-se a este processo.

É comum resumir o tratamento somente aos raios infravermelhos, o que é uma interpretação infundada, já que o infravermelho age apenas como uma fonte térmica: assim como tantas outras.

Saiba mais na próxima página

Sara Aleixo fã da termogénese
Sara Aleixo, actriz, modelo e dançarina, serviu de modelo para este cuidado de corpo. Para ela a imagem é muito importante, pois é a base do seu trabalho como modelo. Sara tem cuidados específicos com a pele do rosto e do corpo em casa, mas é nas clínicas de estética que Sara consegue atingir resultados mais satisfatórios e duradouros.

A actriz revela, “com o corpo tenho sempre cuidados específicos. Recorro às clínicas de estética para fazer esfoliações, para suavizar e energizar a pele, máscaras corporais de hidratação e outros tratamentos que considero eficazes para combater qualquer sinal de celulite e gordura localizada.

Estes cuidados ajudam-me a sentir bonita por fora, mas também por dentro. A imagem é muito importante no meu trabalho e assim consigo transmitir mais confiança e segurança”. Sara ficou fã da termogénese e afirma, “ao fim de 4 sessões já se notam diferenças, a pele fica mais firme e hidratada, e a celulite começa a atenuar”.

Cosméticos termogénicos
Apresentamos um método anticelulitico, onde se utilizam cosméticos que permitem aquecer a temperatura do corpo e ter o efeito da termogénese. Este cuidado de corpo utiliza um gel e um creme que actuam ao nível da celulite e gordura localizada.

• Gel
Leva o corpo a reagir localmente ao calor, aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos e favorecendo assim a eliminação da gordura. Integra na sua composição Castanha da Índia, de efeito descongestionante e anti-edematoso, o que o torna um bom coadjuvante na eliminação da celulite.

Contém ainda cafeína, um ingrediente essencial para a degradação das gorduras acumuladas nas células gordas (adipócitos); carnitina, que actua na queima da gordura localizada, e fucus vesiculosus, algas activadoras da microcirculação, que equilibram o grau de hidratação e a nutrição dos tecidos.

• Creme
A combinação das substâncias activas e um sistema especial de libertação das mesmas, a “sub-microdispersão” asseguram, não só a penetração dos componentes que agem na celulite e na gordura localizada, como a sua libertação de modo contínuo e prolongado. Os lipossomas redutores têm potente acção de inibição na formação dos adipócitos, interferindo no processo metabólico que conduz à acumulação de gordura nas células.

As várias etapas da sessão
Cada sessão inicia-se com uma esfoliação. Este procedimento elimina as células mortas e auxilia na penetração dos cosméticos. Segue-se aplicação do gel térmico, com ligeira massagem, que vai provocar calor e rubor na pele.

Para optimizar os resultados, envolve-se o corpo numa manta ou película térmica, cuja utilização é recomendada para aumentar o calor, fazendo o corpo libertar, pela urina e suor as substâncias tóxicas, e, desta forma, amenizar os quadros de celulite e gordura localizada. Após cerca de 20 minutos aplica-se o creme, finalizando com uma massagem.

Resultados
- Adelgaçamento da silhueta.
- Alisamento da pele.
- Eliminação da celulite e da gordura.
- Firmeza e tonicidade dos tecidos.
- A textura da pele fica alterada, passando a apresentar-se hidratada e macia.

Esteticista: Marisa Cortez
Modelo: Sara Aleixo
Fotografia: Estela Teixeira
Agradecimentos: Body in Balance, Cascais

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.