Uma das soluções mais eficazes para corrigir eventuais falhas nas sobrancelhas é a maquilhagem diária. No entanto, se o que pretende é uma solução mais duradoura, poderá recorrer à maquilhagem semipermanente, através da micropigmentação.

As sobrancelhas são os pilares centrais da estrutura do rosto. São a moldura natural dos olhos, acompanham a sua curvatura e determinam a expressão do olhar.

Embora atualmente se procure mantê-las dentro da linha natural, não existe um estilo determinado, sendo a sua forma única em cada indivíduo. As sobrancelhas, por si só, são muitas vezes um pólo de referência de encanto e sedução.

Para as manter bonitas, elas têm de estar limpas, nem demasiado curtas nem demasiado finas. Devem, portanto, transmitir um aspeto natural.

Quanto à técnica utilizada para desenhar as sobrancelhas, existem várias, desde o design com pinça, tesoura ou linha, ao recurso à maquilhagem temporária e semipermanente.

Neste artigo vamos apresentar as técnicas da maquilhagem temporária e de maquilhagem semipermanente no design da sobrancelha, ideais para corrigir falhas e imperfeições.

Epilação da sobrancelha

O melhor método para epilar sobrancelhas é desenhá-las primeiro com um lápis, considerando esse traço como a zona certa, e epilar fora do mesmo. Deve-se proceder à epilação com boas pinças ou com linha. Não é aconselhado aplicar creme ou óleo antes da epilação.

Pelo contrário, é conveniente usar um tónico refrescante. A direção da pinça deve ser a mesma do pelo e este deve ser epilado firmemente. Ao contrário do pelo das pernas, o das sobrancelhas tira-se sempre no sentido do crescimento.

Os pelos devem ser retirados um a um e devem-se alternar os lados, de modo a equilibrar e controlar melhor a simetria. Não devemos esquecer de pentear a sobrancelha para cima enquanto estamos a proceder à sua epilação. No caso de ter os pelos demasiado compridos, pode cortá-los, em desnível, com uma tesoura, para que a sobrancelha fique mais bem penteada.

Se necessário, poderá ainda fixá-la com uma máscara especial para sobrancelhas. Deve ser retirado todo o excesso que se encontra fora da sua curvatura natural. De seguida, consoante o tipo de rosto, as sobrancelhas vão sendo 

Formação em design de sobrancelhas

Atualmente ainda não existe em Portugal nenhum curso certificado pelo IEFP, nem carteira profissional, nas áreas específicas da maquilhagem profissional ou do design de sobrancelhas. Existem sim locais (institutos, centros de formação, etc.) que dão formações de maquilhagem profissional, no âmbito das quais consta a correção e o design de sobrancelhas como parte do conteúdo programático. Ou seja, para já a melhor opção para quem se quiser formar nesta área será mesmo tirar um curso de maquilhagem profissional.

As sobrancelhas que têm um ângulo ou que são redondas (arqueadas) são as mais aconselháveis. As sobrancelhas retas são as menos usadas. Esteticamente, faz sentido epilar os pelos que se encontram entre as sobrancelhas, até porque, se estas estiverem mais afastadas, o efeito ótico diminui o nariz.

Saiba mais na próxima página

Dicas para quem tem:

• Olhos muito juntos
Ao desenhar as sobrancelhas retira-se o excesso do meio das sobrancelhas para os olhos parecerem mais afastados.
• Olhos muito afastados
Não se deve epilar em excesso a zona entre as sobrancelhas.
• Olhos pequenos
Manter sempre limpa a parte de baixo das sobrancelhas pois isso levanta o olhar.
• Olhos grandes
Necessitam de sobrancelhas fortes. Não se deve epilar demais as sobrancelhas para que os olhos não pareçam ainda maiores.

Micropigmentação semipermanente

As sobrancelhas podem ser irregulares ou escassas, como resultado de patologias e de circunstâncias que levem à queda de pelo. Nestes casos, a micropigmentação semipermanente é uma das soluções. Esta técnica realça os traços de maneira subtil e elegante e efetua correções.

É realizada na camada mais superficial da pele (a epiderme), diferenciando-se assim da tatuagem, que é realizada numa camada mais profunda da pele (a derme). Para executar esta maquilhagem é exigida aos técnicos uma formação intensiva e uma grande habilidade com o objetivo de assegurar o melhor nível de pigmentação semipermanente.

Os serviços de maquilhagem semipermanente são realizados com o equipamento completamente desinfetado e esterilizado e a agulha é apenas utilizada uma vez (descartável). Os pigmentos, medicamente regulamentados, são aplicados na primeira camada da pele, a epiderme, onde podem permanecer durante 1 a 3 anos, dependendo da regeneração da pele do cliente.

O procedimento pode ser repetido mais tarde e o design retocado e reformulado. Pode ainda haver uma substituição com cores diferentes, ou deixar-se desaparecer. Neste método de design de sobrancelhas a receita de beleza está nos mais diversos contornos e nos ingredientes especiais que promovem uma aparência natural.

No entanto, este método não se centra apenas no destaque e no realce da beleza natural, mas também no encobrimento e na dissimulação de áreas em que existam problemas no pigmento natural da pele ou falhas no próprio pelo. Os técnicos recomendam a melhor cor e forma, de acordo com as características de cada indivíduo.

Antes do procedimento, o técnico realiza um desenho preliminar usando um lápis da cor correspondente. Se o cliente estiver completamente satisfeito com o desenho prévio, o processo será realizado. Duas semanas depois, o técnico irá aperfeiçoar alguns pormenores, tanto ao nível da forma como da cor.

Dependendo do tipo de equipamentos utilizados e do limiar de dor de cada indivíduo, durante a sessão pode ser sentido um mínimo de desconforto. A maioria dos indivíduos experimenta uma sensação leve semelhante ao arranhão, com pouco ou nenhum desconforto.

Em alguns métodos pode ser utilizado um gel anestésico ou uma solução desinfetante com um agente anestésico durante o procedimento, para fornecer alívio de qualquer desconforto ou dor.

A primeira sessão, consulta, desenho preliminar e processo tem a duração aproximada de 90 minutos, enquanto o acompanhamento do procedimento, duas semanas após a 1.ª sessão, tem a duração aproximada de 30 minutos.

Quem realiza o procedimento são técnicos formados pelos fabricantes/representantes dos equipamentos, com uma ampla formação em maquilhagem semipermanente, higienização e dermatologia.

Saiba mais na próxima página

Quem pode beneficiar da maquilhagem semipermanente?

Todas as pessoas que procuram realçar a beleza natural de maneira subtil e com alguma durabilidade, sejam jovens ou idosos, homens ou mulheres, beneficiam desta técnica. No entanto, enumeramos aqui alguns grupos de pessoas que poderão ter mais interesse:

• Atores, atrizes e personalidades da televisão que dependem da sua imagem e que se encontram, em todos os momentos, sob o olhar do público.

• Atletas e nadadores profissionais que desejam manter uma aparência atraente durante o exercício e a natação.

• Indivíduos que desejem sobrancelhas perfeitamente arqueadas.

• Pessoas que têm um crescimento inadequado do pelo nas sobrancelhas.

• Indivíduos que lidam com a perda de pelo devido à alopecia areata, tricotilomania ou quimioterapia.

• Indivíduos com cicatrizes devido a um acidente, queimadura, laceração, ferida ou operação.

As sobrancelhas são assim importantíssimas na maquilhagem do olho, por isso, os profissionais de estética devem observá-las sempre com muita atenção para lhes dar uma forma adequada, sem esquecer que, às vezes, pode faltar pelo para o preenchimento da sobrancelha e, para esses casos, existem opções de cosméticos específicos em lápis, pó, creme, entre outros. A escolha deve ser feita de acordo com o objetivo pretendido.

A sobrancelha ideal

Existem diversos tipos de sobrancelhas. Para os especialistas, a moda é a naturalidade e ela também se aplica às sobrancelhas, que deixam de ter contornos muito artificiais. Apesar disso, para cada tipo de rosto existe um formato de sobrancelha ideal:

Rosto oval
Sobrancelhas ligeiramente angulosas, com os pelos mais arqueados. Rosto redondo Neste tipo de rosto as sobrancelhas finas deixam a face mais rechonchuda. Deve, portanto, apostar nas sobrancelhas mais espessas e angulosas.

Rosto quadrado
Sobrancelhas angulosas, ou rectas com uma curva mais acentuada na ponta.

Rosto longo
Sobrancelhas mais rectas, horizontais.

Rosto coração
Sobrancelha angulosa ou curvada.

Rosto triangular
Sobrancelha mais arredondada e arqueada

Edição: Patrícia Velez Filipe
Agradecimentos: Centro Paula Lage, Braga; Cpe Cosmétique, França; Long-Time-Liner®
Fotografia olho: Helena Rubinstein

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.