O verão está aí e é conveniente adotar algumas rotinas para que um dia de praia, as férias ou outra qualquer atividade ao ar livre corram de forma tranquila e sem problemas graves. O ideal é aprender a lidar com o sol e a conhecer bem a nossa pele e corpo, a forma como reagem ao mesmo e estar atento a sinais de alarme.

O uso de um bom protetor solar é de extrema importância e evitar as horas de maior calor, assim como usar um chapéu de sol na praia, um chapéu e uns bons óculos de sol. No entanto, nem só a pele sofre com o excesso de calor. Os olhos são muitas das vezes negligenciados... tendemos a achar que basta o uso de óculos para a sua proteção.

Nesta época as altas temperaturas favorecem o aparecimento de epidemias de conjuntivites devido à multiplicação dos organismos responsáveis por esta doença. Não obstante, é uma altura propícia a olhos vermelhos e irritados devido aos mergulhos na água do mar e piscinas, bem como a ciscos provocados pela areia. As mesmas podem estar contaminadas ou serem alvo de produtos químicos e criar lesões na superfície ocular por isso, o ideal será não coçar caso haja algum tipo de irritação e usar gotas oftálmicas para aliviar algum tipo de prurido. Caso uso lentes de contato deverá ter cuidados redobrados e não as deve usar quando mergulhar.

Caso não tenha consigo óculos de sol é conveniente que use um chapéu de abas largas ou boné por forma a cobrir a zona dos olhos e assim evitar o desconforto solar. Os óculos são um ótimo aliado, mas só se tiverem lentes de boa qualidade. Os óculos sem filtro de proteção contra os ultravioleta prejudicam gravemente os olhos a longo prazo. Lembre-se sempre que os óculos diminuem a luminosidade, pelo que os olhos assumem que não precisam de contrair, ficando assim expostos e vulneráveis.

A aplicação de protetor na zona dos olhos é necessário, mas deverá ser feito com precaução. Ou aplica um produto que seja específico para a zona ou tenha consigo gotas oftálmicas caso sinta algum tipo de ardor. Ainda na senda, o próprio suor pode ser causador de ardor nos olhos e daí é bom apostar nas faixas de testa (agora muito em voga novamente), sendo que tem sempre a hipótese de acabar com esse desconforto ao aplicar as gotas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.