O verão suscita o desejo do bronzeado dourado. Se tem um historial de pele danificada pelo sol, uma pele muito sensível, se necessita de produtos de alta proteção ou se nunca consegue ficar morena tem ao seu dispor técnicas para um bronzeado seguro e uma proteção eficaz.

Os autobronzeadores ganharam destaque na vida das portuguesas que gostam de exibir um bronzeado dourado no verão e no resto do ano. Sem necessidade de exposição solar, pode conseguir a tonalidade ambicionada.

A utilização de um autobronzeador em casa ou a opção por um ritual autobronzeador em instituto são talvez os métodos mais saudáveis para conseguir a pele bronzeada que tanto ambiciona. O principal ingrediente utilizado nos autobronzeadores reage em contacto com os aminoácidos naturais da pele, dando lugar, ao fim de algumas horas, a um tom dourado que imita o bronzeado natural.

Se continua a expor-se ao sol é importante que saiba quais os melhores protetores e as melhores formas para se proteger contra as agressões dos raios solares, que poderão danificar a pele.

Bronzeamento cosmético
Enquanto o bronzeamento UV ocorre na camada mais profunda, o autobronzeamento atua na camada superior: a camada córnea. Os produtos autobronzeadores contêm agentes de bronzeamento naturais de elevada qualidade: DHA (refinado da beterraba sacarina) e eritrulose.

O bronzeado desenvolve-se rapidamente, mas é temporário pois as células mortas são eliminadas por processos naturais. Os cuidados de bronzeamento à base de substâncias orgânicas mantêm a pele bronzeada e saudável, evitando os sinais de envelhecimento causados pelo sol. Por isso é o cuidado ideal quando o objetivo é prevenir o envelhecimento da pele.

É importante realçar que uma pele bronzeada artificialmente continua a precisar de proteção quando exposta ao sol. Estes produtos oferecem uma dupla ação, não só como bronzeadores de efeito imediato, mas também como autobronzeadores de longa duração. Através da combinação de agentes bronzeadores naturais (DHA/eritrulose), prolongam o bronzeado (até ao dobro do tempo) e garantem resultados mais naturais.

Substâncias ativas
Na prática, os autobronzeadores têm na sua constituição DHA e/ou eritrulose, que funcionam da mesma forma: reagem com os aminoácidos para tornar a pele mais acastanhada. A eritrulose reage à queratina. Esta reação origina pigmentos castanhos chamados melanoidinas.

Quando se utiliza apenas a eritrulose, esta tem de ser aplicada diariamente e nunca desenvolve um bronzeado muito escuro. No entanto, quando combinada com o DHA, reduz as marcas inestéticas e os erros ao nível da coloração, produzindo assim um bronzeado mais natural. Também faz o bronzeado durar mais tempo e desaparecer de forma mais uniforme, mantendo essa aparência natural. A cor começa a tornar-se visível mais ou menos uma hora depois de aplicar o autobronzeador, e o efeito dura três ou quatro dias.

Autobronzeamento em instituto
Dependendo do tipo de pele, o bronzeado pode durar entre sete e dez dias. Um bronzeado artificial desaparece assim como um bronzeado natural (à medida que as células mortas da pele vão caindo). Podemos distinguir dois tipos de bronzeamento profissional instantâneo:

1. Em ritual
Este ritual prepara a pele para melhores resultados de bronzeamento, permitindo aumentar a prolongar a intensidade do bronzeamento, acelerando o processo de pigmentação sem uma exposição solar excessiva. Este tipo de ritual consiste numa esfoliação que prepara a pele, deixando-a suave e hidratada. A aplicação de um creme de massagem ou óleo essencial e o produto autobronzeador hidratante.

2. Bronzeamento a jato
O bronzeado a jato já faz sucesso em Portugal há uns anos e é cada vez mais procurado. A solução contém um bronzeador cosmético 100% natural, de aplicação tópica por micropulverização sobre a pele através de um jato manobrado pela profissional.

Saiba como aplicar o autobronzeador em casa na próxima página

Passo-a-passo em casa
Aqui ficam algumas dicas que a esteticista Sara Guiomar sugere para uma melhor aplicação dos autobronzeadores em casa:

• “Antes de aplicar o autobronzeador deve esfoliar a pele, insistindo nas zonas rugosas e difíceis, como os cotovelos, joelhos e tornozelos.

• Deve aplicar um pouco de autobronzeador na palma da mão e espalhar com cuidado. No rosto, deve evitar o contorno dos olhos e a zona da raiz do cabelo. Em contrapartida, deve distribuir bem pelas orelhas e pescoço.

• No corpo, deve começar pelos pés e não esquecer a zona interna dos braços e das pernas. Na primeira aplicação, deve usar uma pequena quantidade, se desejar um tom mais intenso, poderá repetir a operação no dia seguinte.

• Uma vez aplicado o produto, devem lavar-se bem as mãos e as unhas.

• Após a aplicação (dependendo das fórmulas), deve aguardar uns 30 minutos, antes de se vestir, para não manchar a roupa.

• Não deve aplicar maquilhagem nem outros produtos de cosmética nas duas a três horas seguintes.

• Decorrido o período indicado, deve manter a pele bem hidratada”.

Novas fórmulas

No passado, os autobronzeadores não eram muito utilizados: deixavam manchas e ofereciam um aspeto pouco natural. Felizmente, as fórmulas foram aperfeiçoadas e, hoje, a maioria dos autobronzeadores incluem agentes hidratantes que cuidam da pele e conferem resultados mais eficazes.

As formas de apresentação também são variadas: existem loções, pulverizadores, espumas, toalhitas, etc. Para as peles mais secas são preferíveis as fórmulas em creme, especialmente se forem enriquecidas com agentes hidratantes e emolientes.

Um autobronzeador em pulverizador ou em gel é mais indicado para as peles mistas ou oleosas, sobretudo aquelas que incluem extratos botânicos, como o aloé vera, que possui uma textura mais ligeira e um acabamento muito fresco.

Edição: Patrícia Velez Filipe
Fotografia: L'Oréal Professionnel
Agradecimentos: Fake Bake; Fernando Merino, CITEVE; Toni Marius A. Ionesco, Dermatologista; Uriage; UV Line

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.