O body painting é uma variante da maquilhagem artística que permite utilizar toda a pele do corpo como tela de trabalho.

A exploração de formas e cores permite obter resultados de grande beleza.

Esta arte é, sem dúvida, a mais criativa no mundo da maquilhagem, e a sua aplicação vai do simples prazer de maquilhar para fotografar e expor, à possibilidade de rentabilizá-la economicamente como atividade profissional.

A publicidade e a promoção de produtos e eventos são algumas áreas que recorrem frequentemente a este tipo de serviços. mas esta arte também faz sucesso em datas festivas, tal como o Carnaval.

A maquilhagem no tempo

A maquilhagem do corpo encontra-se desde sempre associada à existência da humanidade e o seu uso perde-se no tempo.

A identificação cultural e étnica e os rituais religiosos permitiram que o ato de pintar o corpo se perpetuasse no tempo para se transformar no século XX numa arte autónoma e reconhecida.

Anualmente, centenas destes artistas “body painters” de todos os continentes reúnem-se em Seeboden, na Áustria, para aquele que é o maior evento Europeu desta arte - o festival mundial de “body painting”.

Os temas explorados podem ser muito variados, Natureza, abstrato, ou vestir o nu com peças de roupa pintadas são alguns dos mais explorados pelos artistas.

Saiba mais na próxima página

Diferentes técnicas e materiais do body painting

Tecnicamente, o body painting divide-se em diferentes categorias ou áreas de trabalho.

Pincel e esponja
Esta técnica recorre a tintas de água, semelhantes a aguarelas ou tintas de óleo mais opacas e cremosas. Estas tintas são aplicadas unicamente com pincéis e esponjas.

Tintas fluor UV
São tintas específicas que, quando expostas a lâmpadas com comprimentos de onda próximos dos ultravioleta, se tornam fluorescentes.

Airbrush
A maquilhagem com Airbrush é cada vez mais utilizada na maquilhagem facial de embelezamento e no body painting assume uma importância cada vez maior.

Recorrendo ao uso de pistolas de tinta, ligadas a compressores de ar e a moldes de stencil, a aplicação das tintas torna-se mais rápida e com resultados de gradação de cor muito refinados e precisos.

Efeitos especiais

A categoria de efeitos especiais reúne, além das várias técnicas de aplicação das tintas, uma série de produtos específicos de caracterização (calotes, próteses, colagens, postiços). Esta área de trabalho é altamente especializada e requer formação específica em caracterização.

Sobreposições

Como acabamento dos trabalhos de pintura são utilizadas diversas técnicas de sobreposição como os pós acetinados, que permitem fixar as cores e conferir um leve brilho. Purpurinas ou a colagem de materiais como strasses, lantejoulas e penas são outros materiais utilizados.

Saiba mais na próxima página

Passo a passo

1. Preparação do cabelo
2. Desenho do esboço
3. Aplicação da tinta de água em áreas de grande dimensão
4. Aplicação de tinta para esbatidos degradés em zonas de volume
5. Pintura de cabelos com tinta de água
6. Maquilhagem de rosto
7. Desenho de pormenores
8. Aplicação de pós-acetinados
9. Colagem de strasses
10. Maquilhagem finalizada

Siga passo a passo, e foto a foto, a técnica do bodypainting e veja como a maquilhadora corporal Dulce Monteiro consegue um resultado muito bonito e festivo:

 

 

 

Maquilhagem corporal:

Maquilhagem corporal: Dulce Monteiro
Modelo: Catarina Ribeiro
Fotografia: Sara Silva 
Agradecimentos: Visualmais Atelier de Maquilhagem, Lisboa

 

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.