Perder peso, gorduras localizadas, assim como combater a celulite que martiriza a maioria das mulheres, é um sonho comum. Várias investigações permitiram desenvolver uma metodologia para combater eficazmente a gordura resistente às dietas e ao exercício físico.

Apesar de a maioria das pessoas estar consciente da necessidade de uma alimentação saudável e da necessidade de fazer exercício físico com regularidade, a verdade é que algumas zonas do corpo armazenam gordura muito difícil de eliminar.

O excesso de gordura constitui assim um obstáculo à beleza, bem-estar e saúde. Na vanguarda do tratamento da gordura localizada existem vários métodos eficazes, no entanto, existe uma técnica que tem obtido muito sucesso - a endermoterapia mais conhecida por "Endermologia®".

Esta técnica tem sido alvo de um grande número de investigações científicas realizadas em meios clínicos universitários, que contribuíram para a sua reputação.

A endermoterapia é uma técnica aplicada com um equipamento com uma cabeça que realiza uma sucção suave aliada à acção de dois rolos monitorizados que criam uma prega cutânea simétrica; a pele é levantada pela sucção enquanto os rolos actuam e tratam a prega cutânea.

Várias manobras diferentes são aplicadas, actuando nos planos cutâneo e subcutâneo, nomeadamente no tecido conjuntivo, tecido adiposo e estruturas vasculares e linfáticas.

Esta verdadeira mecanização dos tecidos, gradual e sempre adaptável em profundidade, desencadeia um processo natural de drenagem de sobrecargas adiposas, tonificando e refirmando os tecidos.

Saiba mais na próxima página

O resultado é a eliminação da celulite, um corpo mais esbelto, tecidos mais refirmados e aumento da auto-estima, saúde e bem-estar.

Tecido cutâneo e subcutâneo
Este método trata os tecidos cutâneos e subcutâneos. Adapta-se perfeitamente a qualquer condição e zona corporal e proporciona resultados optimizados, tanto do ponto de vista fisiológico, como do ponto de vista estético.

Ataca a celulite agindo sobre os tecidos hipodérmicos, estimulando a vascularização e a eliminação das toxinas, as trocas intercelulares e mobilizando o "gel conjuntivo" para lhe devolver toda a sua suavidade.

A Endermoterapia reduz a retenção de água, favorece o funcionamento dos sistemas venoso e linfático, sendo capaz de moldar o corpo e reduzir volume, potencializando a lipólise nos níveis mais profundos da gordura.

Quanto ao nível epidérmico, realiza uma esfoliação que elimina as células mortas e devolve à pele o seu brilho natural. Um método que funciona de dentro para fora, promovendo a remoção da celulite instalada, mesmo a que se encontra nas camadas mais profundas.

Sessão após sessão a microcirculação local é activada facilitando assim a remoção de água (a lipólise), os fibroblastos são estimulados (células que dão origem ao tecido conjuntivo), levando a uma renovação do colagénio e do tecido conjuntivo.

Em resumo, a circulação é melhorada, o colagénio aumenta e as fibras de tecido conjuntivo ficam mais tensas dando um aspecto de pele mais lisa.

Melhoria do aspecto da pele
A pele é composta por três partes: a epiderme e dois tecidos conjuntivos, a derme e a hipoderme. O envelhecimento da pele actua e apresenta marcas visíveis: flacidez, espessura da pele, secura.

Saiba mais na próxima página

Este fenómeno evolui a um ritmo desigual, sendo determinado pela genética de cada pessoa e acentuando-se ou combatendo-se de acordo com os hábitos alimentares, exercício físico, tabaco, álcool, etc.

Não sendo possível impedir o fenómeno do envelhecimento, ele pode ser retardado tratando as diversas causas desse envelhecimento. Graças à sua acção sobre os elementos cutâneos e subcutâneos (tecido conjuntivo, tecido gordo), esta técnica permite melhorar a qualidade e o aspecto da pele.

A endermoterapia ajuda assim a reduzir, de maneira eficaz, as células gordas e a celulite, mas a ultima geração de equipamentos também retarda o envelhecimento facial.

A sessão com endermoterapia
Cada sessão demora cerca de 35 minutos; o técnico individualiza o tratamento de cada pessoa dando mais atenção às áreas onde a celulite está mais acentuada. Com o auxílio dos seus conhecimentos anatómicos, o técnico identifica as zonas menos graciosas que deverão ser tratadas, a celulite aparente ou os relaxamentos cutâneos.

Na última geração de equipamentos deste método a esteticista com a sua formação específica permite praticar as manobras que melhor se adaptam indicando ao cliente as posições a adoptar. Por seu lado, a cliente participa activamente no tratamento realizando, a pedido do profissional, as contracções musculares das zonas a tratar.

Normalmente começa-se a ver efeitos ao fim de 5 a 7 sessões, e o número total de sessões é de 15 a 20, sendo recomendado realizar de 2 a 3 por semana (mais de 3 sessões/semana não acelera os resultados). Será depois necessário um tratamento de manutenção.

Não substitui o exercício físico

Este tipo de cuidado corporal não substitui o exercício físico, de facto é recomendada uma dieta equilibrada e um exercício físico regular; a dieta e o exercício afectam a gordura profunda, mas não afectam na causa da celulite que se localiza nas camadas superficiais da pele. Muitas mulheres praticam exercício regularmente e têm uma dieta pobre em gorduras mas também têm celulite.

Saiba mais na próxima página

A característica benéfica da endermoterapia é poder ser uma solução alternativa à lipoaspiração, um cuidado complementar pré-operatório e pós-operatório, e uma ajuda pré-operatória para dispersar as bolsas no líquido de perfusão.

Última geração de endermoterapia
A última geração deste tipo de equipamentos promete obter melhores resultados com novos protocolos e uma metodologia própria.

Um exemplo em que difere de outros métodos, é que nesta técnica, depois de seleccionada a zona a tratar, o cliente contrai os músculos com o auxílio de tiras elásticas especialmente concebidas para este método.

Assim, os rolos agarram apenas a prega adiposa e não o músculo. Esta captação selectiva proporciona resultados mais rápidos e a silhueta modifica-se a partir da sexta sessão, enquanto anteriormente eram necessárias entre 12 a 15 sessões. Uma verdadeira lipoescultura... sem cirurgia.

Contra-indicações
- Cancro
- Qualquer tipo de inflamação
- Qualquer tipo de infecção
- Qualquer tipo de doença evolutiva.

O fato
Para a realização das sessões com este método, o cliente terá que vestir um fato próprio, este fato permite que os rolos do equipamento deslizem mais facilmente sobre o corpo do que em contacto com a pele.

Além disso ainda assegura uma maior privacidade e é mais higiénico, pois cada cliente tem o seu próprio fato.

Agradecimentos: LPG, Lisboa; De.Mi, Itália

Fotografia: Garnier