A formação de rugas e pregas e sulcos cutâneas é um componente normal e natural inerente ao processo de envelhecimento. À medida que nos aproximamos dos 30/40 anos, finas linhas, rugas e pregas vão começando progressivamente a instalar-se, sobretudo na face, o nosso principal meio de comunicação.

Inicialmente, estas pequenas alterações são mais evidentes com a mimica facial (rugas dinâmicas) e surgem quando nos rimos ou franzimos a testa, pois resultam da contração dos músculos faciais. As diferenças na cinética muscular (umas pessoas são mais expressivas que outras) traduzem-se na maior ou menor precocidade no aparecimento de rugas.

"Daddy Do-Over", a cirurgia que está a conquistar cada vez mais homens
"Daddy Do-Over", a cirurgia que está a conquistar cada vez mais homens
Ver artigo

Com o passar do tempo, a contração repetida destes músculos por baixo da pele vai culminar no agravamento de todas estas alterações, e assim, instalam-se rugas profundas, pregas e sulcos que não já desaparecem com o relaxamento dos músculos, ou seja tornam-se permanentes.

Vou ficar com aparência alterada e sem expressão?

O tratamento com a toxina botulínica tipo A não tem de ser, nem deve ser um fenómeno de “tudo ou nada”. Isto quer dizer que é possivel controlar a magnitude do relaxamento muscular e assim evitar a “paralisia” completa e o aspecto “artificial”. Geralmente o efeito pretendido é um “enfraquecimento” muscular que permite um resultado harmonioso e cosmeticamente agradável.

Como atua a toxina?

O seu efeito farmacológico tem lugar ao nível da placa neuromuscular. Na região de transição entre o nervo periférico e o músculo ocorre a libertação da acetilcolina, um neurotransmissor necessário à contração muscular. A toxina atua de forma local, bloqueando a libertação da acetilcolina, produzindo um relaxamento temporário, que não acarreta nenhum dano físico às estruturas nervosas.

Onde se aplica?

As regiões em que se recomenda o uso deste tratamento localizam-se no terço superior da face: rugas de expressão da testa, rugas entre as sobrancelhas e na parte lateral dos olhos. Existem estudos que avalizam a eficácia da toxina noutras zonas da face como nas rugas do queixo e as rugas em torno dos lábios na sua fase inicial.

Guru mundial da cirurgia plástica vai abrir duas clínicas em Portugal
Guru mundial da cirurgia plástica vai abrir duas clínicas em Portugal
Ver artigo

Como se aplica?

A aplicação realiza-se com agulhas muito finas, diretamente no músculo hipercinético. Pode ocorrer pontualmente um pequeno hematoma no decurso da picada, que desaparece em poucos dias.

Quando se começam a ver resultados e quanto tempo duram?

Os resultados começam a ser perceptíveis entre o 3º e o 7º dia, no entanto o efeito é máximo aos 15 dias. Nessa altura é aconselhável rever a paciente para ver se é necessário efetuar algum retoque. A duração do efeito oscila entre os 3 e os 6 meses, sendo a reversibilidade absoluta.

A diminuição da força de contração muscular decorrente do tratamento tem um efeito direto por um lado, o rejuvenescimento da expressão e a diminuição das rugas, e um efeito indireto por outro, a prevenção do agravamento das rugas tratadas.

As explicações são da médica e cirurgiã plástica Ana Silva Guerra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.