De acordo com vários estudos realizados à cerca da traição, a probabilidade de esta acontecer é de 40 a 70%, sendo que a razão apontada para esse fim não está somente relacionada com a infelicidade do casal.

Nem sempre a traição está ligada ao ato sexual, pois também é considerado traição o facto de um dos membros do casal sentir desejo por outra pessoa. e quando este normalmente acontece com indivíduos que acreditam na monogamia.

Normalmente estes casos ocorrem com pessoas que acreditam na monogamia mas que procuram encontrar outro novo 'eu' e por isso nem sempre se deixa de gostar realmente da pessoa em questão, mas o facto de querer mais de si faz com que a traia.

Os factos que se encontram associados a estas traições, estão normalmente associados a mortes de familiares, bem como a más noticias.

No caso de o casal decidir continuar a relação é necessário que reflitam se é mesmo isso que querem, pois é normal que existam criticas por parte de terceiros, mas se a decisão for mesmo seguir em frente é preciso que encontrem maneiras de tornar a relação mais forte e inquebrável.