Para algumas mulheres, o caminho para o orgasmo costuma ser longo e tortuoso, e muitas vezes não realizado.

Sabe-se que no que se refere a atingir o clímax, a mente tem um papel tão ou mais preponderante do que o corpo.

Leia as dicas para ajudar a nível psicológico e conselhos para atingir um nível de excitação física que permita o orgasmo.

1. Antecipe o encontro
Se passar algum tempo a fantasiar sobre um encontro sexual que se vai realizar vai estimular-se não só física como emocionalmente.
Também é útil se aprender a identificar os elementos exteriores que a estimulam sexualmente ( por exemplo, contos eróticos ou românticos, canções, vídeos, etc) e usar este material no período de antecipação do encontro. Este processo de “aquecimento” pode ajudar a “chegar ao fim “ mais facilmente.

2. Descontraia-se
A maior parte das mulheres necessitam de um período de transição após um dia de trabalho para estarem receptivas a receber prazer sexual, já que a tensão emocional interfere negativamente com a resposta sexual.
Oiça a sua música preferida, tome um banho relaxante, leia um livro ou faça o que costuma fazer para descontrair.
Estar descontraída é um elemento muito importante para atingir o orgasmo.

3. Elimine fontes de distracção
É comum a mente das mulheres estar ocupada com múltiplas preocupações: listas de tarefas, preocupação com a privacidade, demasiada luz, demasiado barulho, animais de estimação no quarto.
Se identificar e eliminar à partida estas fontes de distracção poderá focar-se mais facilmente no seu corpo e nos seus sentidos.

4. Elimine a raiva
É difícil fazer amor com um porco-espinho – e é assim que muitas mulheres se sentem quando estão zangadas com o parceiro.
A raiva distancia as pessoas: elimine todos os sentimentos negativos antes do sexo, de forma a que se consiga sentir intimamente ligada ao seu parceiro.
A maior parte das mulheres precisa que haja conectividade no coração antes de a sentir nos órgãos sexuais.

5. Entre no jogo
Para atingir o orgasmo tem de sentir-se sensual e sexual.
Focalize a sua atenção no acto sexual, de modo a que mente despolete a excitação física.
Talvez a melhor técnica seja olhar para o seu parceiro e/ou olhar para ele olhos nos olhos.
Contudo, algumas mulheres necessitam de fechar os olhos de modo a concentrar-se o suficiente para atingir o orgasmo – se for o seu caso pode, em alternativa, tentar imaginar que vê o que o seu parceiro está a fazer ou imaginar que está a assistir de fora ao que está a acontecer.

(Continua)
6. Concentre-se

6. Concentre-se
À medida que a excitação aumenta, é necessário concentrar-se no que está a sentir, especialmente no clitóris, na vagina e no aumento da intensidade da excitação.
A concentração, que normalmente exclui respostas verbais, é parte do foco erótico necessário a muitas mulheres para atingirem o orgasmo.

7. Não entre na armadilha do “Orgasmo Certo”
Muitas pessoas acreditam que os orgasmos “válidos” são os que têm origem na penetração vaginal.
As outras formas de atingir o orgasmo, tais como a estimulação clitoriana oral ou manual não contam, já que são tidas como inferiores a um “orgasmo vaginal”.
Esta falsa crença, criada por Sigmund Freud, ainda faz muitas mulheres pensar que são anormais ou inferiores, por não conseguirem atingir o orgasmo da “Forma Correcta”.
Contudo a maior parte das mulheres atingem de facto o orgasmo através da estimulação do clitóris ou da estimulação vaginal assistida por estimulação clitoriana, mas não apenas através da estimulação vaginal.
Independentemente da forma como acontecem, todos os orgasmos são válidos.
Esforçar-se por experimentar um orgasmo da “Forma Correcta” é cair numa armadilha que a faz preocupar-se mais com o desempenho e a impede de atingir o orgasmo.

8. Reserve tempo para o sexo
Frequentemente as pessoas deixam o acto sexual para horas tardias, altura em que o corpo precisa essencialmente de repouso.
Se programar no tempo as relações sexual, respeitar os horários determinados e não ficar à espera de encontros espontâneos, é provável que consiga melhor sexo.
Isto é especialmente válido para as mulheres que atingem mais facilmente o orgasmo se estiverem relaxadas, em vez de cansadas e esgotadas.

9. Torne-se especialista no seu corpo
Aprender tudo sobre o seu corpo e a forma como reage é essencial para atingir o orgasmo. Controle o seu corpo e conheça as suas reacções; depois, mostre ao seu parceiro de que forma prefere ser estimulada.
Lembre-se que ele não é especialista no seu corpo – você é que é.
As mulheres que não conhecem o seu corpo não estão aptas a saber o que preferem sexualmente.
Não são orgásmicas porque não aprenderam o que faz efeito nelas.

10. Comunique abertamente
A comunicação aberta é essencial para a satisfação sexual: o seu parceiro NÃO TEM a capacidade de ler a sua mente.
A comunicação oral é a forma mais clara, mas também pode guiar a mão do seu parceiro ou ir dando pistas para atingir o mesmo resultado.
Para comunicar abertamente é preciso honestidade, franqueza, respeito e capacidade de arriscar.

(Continua)
11. Assegure-se que o seu parceiro acerta “no alvo”

11. Assegure-se que o seu parceiro acerta “no alvo”
Se o seu parceiro não a estimula onde deve, nunca chegará ao orgasmo.
Certifique-se de que lhe ensina não só onde precisa de ser tocada, como a forma que prefere que ele o faça.

12. Exagere a tensão sexual
À medida que o orgasmo se aproxima, os músculos do corpo ficam progressivamente mais tensos. Este fenómeno é comum a ambos os sexos, mas mais visível nas mulheres.
Exagerar a tensão muscular pode ajudar a despoletar o orgasmo.

13. Contraia os músculos
A contracção dos músculos da vagina leva mais sangue aos genitais e aumenta a excitação. São estes os músculos que se contraem durante o orgasmo, pelo que contrai-los não só ajuda a alcançar o clímax como a torná-lo mais intenso.

14. Pendure a Cabeça
Em algumas mulheres, o facto de ter a cabeça fora da cama pode ajudar a chegar ao orgasmo. Mesmo que esse não seja o efeito directo no seu caso, a posição pode desviar a sua atenção do esforço excessivo de tentar atingir o clímax.

15. Varie o ritmo respiratório
Alternar ritmos respiratórios durante o acto sexual é uma forma de atingir o orgasmo.

(Continua)
16. Provoque-se

16. Provoque-se
Tocar-se a si própria ou deixar que o parceiro o faça tocando e abandonando as suas zonas erógenas de forma repetida e irregular é uma maneira eficiente de fazer crescer a excitação e aumentar a intensidade do orgasmo.

17. Pratique
Atingir o orgasmo em privado é uma maneira de praticar a perca de controle que é induzida pelo orgasmo. Se praticar o orgasmo, incluindo sons e caretas ajuda a familiarizar-se com o fenómeno e a reduzir a ansiedade.

18. Fique em cima

As posições que a mulher fica em cima permitem que “trabalhe” melhor o seu orgasmo, uma vez que pode controlar o acto sexual e obter máxima estimulação.
Nesta posição não só poderá controlar o ritmo como a intensidade da penetração e a estimulação do clítoris. Esta posição é especialmente recomendada para mulheres que necessitam de sentir-se em controlo total no que se refere à sexualidade.

19. Use brinquedos, se gostar
Se se sente confortável com o uso de brinquedos sexuais, os vibradores podem ser uma forma divertida de facilmente “chegar ao fim”. Não só a ajudam a atingir o orgasmo sem trabalho como retiram pressão ao seu parceiro: o seu prazer torna-se sua própria responsabilidade, já que os vibradores são mais eficientes se os usar em si própria. Podem ser usados durante os premilinares ou durante a penetração.

20. Sinta-se confortável com o seu corpo e as suas imperfeições
Aprender a aceitar e a gostar do seu corpo é um ponto-chave para uma boa resposta sexual. A obsessão com as imperfeições do seu corpo ( como parece, cheira ou sabe) pode definitivamente impedir o orgasmo, já que a mente coloca-se à frente da resposta sexual.
Lembre-se que a maioria dos homens é mais estimulado por uma parceira interessada e interessante do que por um corpo perfeito.