Com a chegada do bom tempo, nada como proporcionar aos seus filhos tempos de lazer diferentes e inesquecíveis. Faça só com eles ou convide os amigos deles e tire-os de casa!

Aquecimento

Finjam que estão numa aula de ginástica. Façam uns exercícios de aquecimento divertidos antes de cada jogo para  preparem o espírito e o corpo de todos os que vão participar nas brincadeiras.

Jogo do mata ou do piolho

Participam no jogo 2 equipas cujo número de jogadores deve ser igual, sendo que um membro de cada equipa assume o papel de piolho. O campo é delimitado em quatro partes, sendo que duas são meios campos e as outras duas são zonas mais pequenas e no final de cada meio campo. Cada equipa deve assumir um meio campo e o seu piolho deve ficar na ponta oposta. O intuito do jogo é "matar" a equipa contrária e tal é possível ao fim de 3 jogadas, ou seja, uma das equipas deve passar a bola (com as mãos) ao seu piolho (na ponta oposta) 3 vezes seguidas, sem cair no chão e só depois tentar acertar em alguém da equipa contrária, sendo que só vale do pescoço para baixo. Caso acerte, esse jogador tem de ir para perto do piolho da sua equipa. Claro está que ganha quem conseguir derrotar a outra equipa.

Gincana

Esta dá um pouco mais de trabalho, mas a vossa tarde será inesquecível. São precisos alguns utensílios e provavelmente algumas toalhitas higiénicas para o final. A ideia é criar vários postos de atividades e fazer as crianças passar por todos eles, sendo que ganha quem as fizer primeiro e chegar ao fim primeiro. A primeira etapa pode ser molhar a cara numa bacia e procurar um rebuçado num prato de farinha com a boca (as mãos devem estar atrás das costas), a segunda tentar morder uma bolacha pendurada (as mãos devem estar atrás das costas) em fios. Nesta, basta arranjar 2 paus, um fio a uni-los, fazer um furo com uma agulha nas bolachas e prender estas com fio ao outro. Outra etapa pode ser saltar durante um percurso num saco de batatas ou ao pé cochinho, outra pode ser concluir uma conta de matemática, andar a correr com uma colher na boca com uma maçã na mesma sem a deixar cair e assim sucessivamente. Quantas mais ideias tiver, mais a gincana se torna inesquecível!

Apanhada

O tradicional jogo da apanhada, no qual o objetivo é apanhar alguém para que seja ele a apanhar os restantes jogadores. Quando um grupo é grande façam o seguinte: quem estiver a apanhar vai dando a mão de quem apanhou e aqui, em género de corrente, devem apanhar os outros em conjunto.

1, 2, 3... macaquinho do chinês

O escolhido fica virado de costas e de olhos tapados com as mãos para os restantes que estão localizados a uma distância considerável. O escolhido, de costas, deve gritar "1, 2, 3... macaquinho do chinês" enquanto os jogadores tentam chegar até ele e devem parar quietos assim que o escolhido acaba de gritar e se pode virar. Este pode fazer macacadas, contar anedotas, etc... para ver se os jogadores - estáticos e sem se poderem mexer - se mexem, porque quem o fizer vai de novo para o ponto de partida.

O rei manda

Muito semelhante ao 'macaquinho do chinês', mas com uma nuance que torna o jogo ainda mais divertido e um pouco mais difícil. O escolhido, virado de costas, grita "o rei manda... vir ao pé cochinho" e todos os jogadores devem vir ao pé cochinho. Assim que o escolhido disser "stop", os jogadores param e o escolhido vira-se. Quem diz pé cochinho diz de gatas, andar de costas, de cócoras, etc...

Sirumba

Por muitos conhecido como polícias e ladrões, porque efetivamente é disso que se trata, o objetivo é os polícias não deixarem os ladrões fugirem. Com giz, cordas ou com a mão (na praia, por exemplo) faça um campo com quadrados e corredores entre estes. Num dos lados estará a equipa dos ladrões e no outro oposto os polícias. A ideia é que quando o jogo inicia os ladrões saltem de quadrado em quadrado até chegarem à casa dos polícias e estes, que devem andar pelos corredores, têm de fazer os possíveis para os encurralar e não deixar passar.

Quente e frio

Agrada a pequenos e graúdos. Depois de escolherem um objeto e um jogador para o esconder, todos terão de tapar os olhos. Quando o objeto estiver escondido têm de tentar procurá-lo com a ajuda do jogador que o escondeu que, conforme a posição dos restantes em relação ao objeto, vai gritando 'quente' (se estiverem perto) ou 'frio' (se estiverem longe). Ganha quem encontrar o objeto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.