A figura da mãe é muito importante no pensamento psicanalítico e é uma figura importante do processo de humanização. Por norma os filhos homens gostam de proteger a mãe e mantêm uma relação calorosa. Um comportamento normal, pois os defeitos da mãe tornam-se praticamente invisíveis. Por norma, o pai representa o lado aventureiro e brincalhão, com a possibilidade de brincadeiras mais arriscadas. Já a mãe representa maturidade e acaba por remeter sempre para a infância.

O equilíbrio na relação mãe e filho é fundamental para o crescimento e desenvolvimento normal da personalidade da criança. O seu filho necessita de sentir que é amado incondicionalmente. A mágoa adquirida na infância molda o caráter por isso, o ideal é tratar o seu filho com muito amor e carinho para que ele se possa sentir sempre próximo de si.

O que esperam eles das mães

Amor - Deixe bem claro o quanto o ama e demonstre gestos de aceitação e acolhimento incondicional. Assim ele poderá retribuir esse amor não só a si, mas a todos os que o rodeiam.

Ensino - Ensine-o a fazer o bem, a diferença entre o certo e o errado, a ser autossuficiente, independente e capaz de realizar os seus sonhos.

Experimentar - Não lhe ensine tudo, instrua-o e dê-lhe bons exemplos para que ele possa seguir o seu caminho sozinho.

Correção - Dê-lhe espaço para errar e corrija os seus erros com firmeza, mas sempre com alguma compreensão e bondade. É normal o seu filho errar, por isso não o humilhe ou poderá produz o efeito contrário.

Limites - Se o seu filho não tiver limites, ele não terá disciplina e sentir-se-á sem confiança, acabando por ter dificuldades de realização e cumprimentos de tarefas.

Realidade - Seja direta e realista com o seu filho. Seja honesta e não tente fazer tudo por ele. Deixe-o aprender que existem consequências.

Contato físico - Brinque com o seu filho, abrace-o e olhe diretamente para os olhos dele. Deixe que ele a procure quando estiver feliz ou mesmo quando precisar de chorar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.