Nada melhor que usufruir da natureza enquanto faz exercício. Uma caminhada ao final do dia em família, corrida, andar de bicicleta, uma tarde passada num parque onde hajam aparelhos nos quais possam fazer exercícios distintos, enfim... Opte por  tornar o seu dia ainda mais saudável porque para além do desporto ao ar livre pode sempre aproveitar para fazer um piquenique em família com vários alimentos saudáveis. Além de desfrutarem da natureza e fazerem exercício têm a oportunidade de terem um dia diferente de todos os outros, o que é ótimo para sair da rotina da semana.

Para que possam desfrutar da melhor forma o vosso dia, nada como ter em atenção alguns aspectos, tais como:

Hidratação: É essencial levarem uma garrafa de água e ir bebendo regularmente ao longo do exercício. Beber antes mesmo de sentir sede é primordial. Assim o seu corpo funcionará melhor e gozará de uma maior resistência.

Proteção solar: Nunca é de mais referir que o protetor solar é muito importante principalmente nas crianças, mesmo que a realização do desporto seja ao fim do dia ou logo de manhã cedo. Não se esqueça de pôr o protetor solar antes de sair de casa e do boné.
Não se esqueça do período de arrefecimento. Evite terminar o exercício e passar logo para outra atividade. Dê tempo para que o corpo volte ao seu ritmo normal. Aproveita para fazer alguns alongamentos enquanto os músculos estão quentes.

Se já estão a postos para iniciar os dias de atividade física, nada como saber de antemão algumas das zonas onde o podem fazer, sendo que é uma excelente opção estar atento às atividades organizadas pelas juntas de freguesia e câmaras municipais.

Norte
Vila Nova de Famalicão – Na Praça D. Maria II em Vila Nova de Famalicão já é possível a prática de exercício físico em família e ao ar livre através de uma zona pedonal e de diversos aparelhos que estimulam diferentes músculos.

Paços de Ferreira – Nesta área poderá encontrar 4 circuitos de manutenção diferentes, mas todos com o propósito de uma boa prática de desporto ao ar livre e convivência com a família. Os circuitos são: S. João (Codessos), S. Brás (Frazão), S. Domingos (Carvalhosa) e S. Gonçalo (Eiriz).

Vouzela - Na Reserva Botânica de Cambarinho pode passar o dia em família da forma mais saudável possível. Aqui encontra um parque de merendas, um parque infantil, um campo de futebol e um percurso pedestre com diversos aparelhos dedicados à prática de exercício físico.

Centro
Entroncamento – Aqui encontra diversos desportos no mesmo jardim. No parque radical do Entroncamento irá encontrar uma zona para skates, patins e bicicletas, bem como um ginásio ao ar livre com vários equipamentos.

Complexo Desportivo do Jamor - Situado na Cruz Quebrada, freguesia do Concelho de Oeiras, é o maior complexo desportivo em Portugal, reunindo diferentes infraestruturas desportivas. Aqui poderá fazer exercício físico numa zona bastante florestada.

Sul
Castro Verde – Bem perto de Castro Verde, mais especificamente no largo do centro em Sete, encontra-se um parque com agradáveis zonas verdes e alguns aparelhos dedicados à prática de exercício.

Ferreira do Alentejo – Na Estrada Nacional 2 em Ferreira do Alentejo encontra um verde jardim com diversos aparelhos.

Loulé – No parque municipal da cidade de Loulé irá encontrar um percurso pedonal com cerca de 1800 metros dividido em 13 paragens, cada uma com a respectiva indicação do exercício que deve efectuar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.