Uma empresa inglesa criou uma calculadora que permite aos pais saberem quantas horas de sono já perderam desde que os filhos nasceram.
Chama-se "The Lost Sleep Calculator for Parents", onde basta colocar a idade do seu filho e a calculadora diz-lhe o número de horas de sono perdidas desde então.
Outras informações são disponibilizadas depois do cálculo feito, tais como o número de fraldas que mudou durante esse tempo, o número de histórias que leu para adormecer o seu filho, a quantidade de músicas que cantou e alguns comportamentos estranhos que os pais têm causados pela falta de sono.
Para aceder à calculadora, clique AQUI.
De acordo com as últimas informações disponilizadas pela Associação Portuguesa do Sono (APS) "pelo menos 20% dos portugueses tem dificuldade em adormecer".
Joaquim Moita, Presidente da APS, afirmou em comunicado, que o número de horas de sono ideal varia com a idade, e no adulto, deve situar-se entre 7.30H e 08h00. E explica, ainda, "a duração do sono deve ser suficiente para descansar e estar desperto no dia seguinte; os ciclos de sono devem ser contínuos, sem interrupção; e, ademais, o sono deve ser profundo o suficiente para ser restaurador”.
Joana Serra, especialista em saúde mental, referiu no mesmo comunicado "a privação de sono está associada a fadiga, cansaço excessivo, menor qualidade de vida, menor produtividade a nível do trabalho e nas atividades diárias, bem como apresenta prejuízo a nível das relações familiares e sociais".
10 conselhos da APS para dormir melhor:
1. Levantar e deitar sempre à mesma hora, mesmo ao fim-de-semana
2. Evitar sestas. Se sentir necessidade de as fazer, faça-as no início da tarde, no máximo até 30 minutos;
3. Evite adormecer no sofá após o jantar
4. Durma o número de horas necessário (geralmente 7 a 8 horas de sono)
5. Não tenha TV no quarto e não use computador ou tablets antes de dormir
6. Mantenha o quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável
7. Se acordar durante a noite e se mantiver desperto mais de 20-30 minutos deve levantar-se, sair do quarto e fazer alguma coisa que o relaxe e não seja estimulante; evite expor-se a iluminação intensa.
8. Adote o seu ritual do sono
9. Utilize uma cama e almofada confortáveis
10. Não leve as preocupações diárias para a cama…relaxe!
Comentários