A Páscoa é uma excelente ocasião para reunir família e amigos. Com o fim de semana prolongado e as férias da Páscoa, nada melhor do que organizar atividades divertidas e diferentes das habituais tendo como temática os coelhos, os ovos e claro, os chocolates. Dê asas à sua imaginação com uma caça aos ovos, pinturas e artes plásticas e atividades desportivas. Comemore esta data especial com os seus filhos e divirta-se com eles!

 

Caça aos Ovos da Páscoa

A brincadeira mais usual e que todas as famílias organizam é a caça aos ovos da Páscoa. Sábado à noite os pais escondem os ovos de chocolate e no Domingo de Páscoa as crianças acordam e começam a caça dos ovinhos. Mas como é sempre interessante alterar um bocadinho a tradição as nossas sugestões são de espalhar cenouras com mordidelas perto de onde escondeu os ovos para servir de pistas da presença do coelho e ainda pulverizar o chão com um pouco de farinha e simular as pegadas do coelho. Isto torna a caça mais divertida e real e é certo que os seus filhos acharão bem mais divertido.

 

Corrida do Ovo

Esta é uma corrida bem diferente do habitual já que não ganha o mais rápido mas a criança com maior equilíbrio e concentração. O objetivo é correr com uma colher na mão. Em cima da colher colocará um ovo cozido. Quem chegar primeiro à meta com o ovo intacto ganha.

Coelhinho Sai da Toca

Divida as crianças em grupos de três e cada grupo forma um círculo, sendo que duas das crianças dão as mãos e a terceira criança fica no centro, debaixo dos braços unidos dos amigos. Os grupos estão dispostos todos da mesma forma e existe uma criança que não pertence a nenhum dos círculos e que estará de fora, coelho solitário. Grite "Coelhinho, sai da toca!" e aí todas as crianças saem da "toca" e terão de procurar outra toca. Quem ficar sem toca fica no centro e é o coelho solitário.

 

Corrida de Coelhos

Esta brincadeira é sem dúvida para grandes atletas! Marque com giz no chão duas linhas com uma distância razoável entre elas. Coloque cones na segunda linha. As crianças terão de ir a saltitar do ponto de partida até à linha, contornar o cone e voltar. Funciona com uma estafeta e ganha a equipa que fizer o percurso mais depressa.

 

Rabo de Coelho

Imprima a imagem de um coelho de costas ou se preferir entreter os seus filhos em mais uma atividade, peça-lhes para desenhar um coelho em tamanho grande numa cartolina. Depois faça um pompom em lã ou outro material com fita crepe num dos lados. Depois com uma venda nos olhos, as crianças tentarão colocar o rabo do coelho no lugar certo, seguindo as indicações das crianças exteriores.

Corrida em família

Marque a linha de partida e a de chegada com giz e divida crianças e pais em pares. Sem apertar muito, amarre o tornozelo de uma perna de cada jogador. Dada a largada, cada família sai saltitando, como se fossem coelhos. Vence o par que cruzar primeiro a linha de chegada.

 

Piscar do Coelho

Corte vários pedaços de papel e escreva nomes de vários animais e num dos papéis escreva a palavra coelho. Distribua pelas várias crianças os papéis. Depois a criança a que calhar o pedaço de tem escrito coelho, tem o objetivo de surrateiramente piscar o olho às crianças. Quando o jogador receber a piscadela vai até à mesa e pega num bombom e diz por exemplo " sou um gorila e ganhei um bombom do coelho da páscoa". O objetivo das restantes crianças que ainda não tiverem recebido a piscadela, é de descobrir quem é o coelho. Ganha o jogador que acertar.

 

Basquete maluco

Divida as crianças em duplas. Marque no chão uma linha de partida e uma de chegada. De seguida coloque um cesto com ovinhos na linha de partida. Uma criança de cada dupla vai ficar na linha de partida com um copo na mão, virado de costas para o percurso e com o copo atrás das costas. O outro jogador coloca uma colher na boca e um ovo sob a colher. Os jogadores têm de fazer o percurso sem deixar o ovo cair e ao chegar à linha de partida colocá-lo no copo do colega. Este persurso é feito à vez e ganha o par que tiver mais ovos quando acabar.

Prepare estas brincadeiras e divirtam-se nestas férias...