É muito tempo sem aulas. Uma notícia maravilhosa para as crianças, uma situação nem sempre fácil de gerir para os adultos, que não podem usufruir das famosas férias grandes.
Nesta altura, muitos pais procuram soluções para manter os filhos ocupados, e ao mesmo tempo bem alimentados e tranquilos. O que requer trabalho e muita organização. Foi com esta ideia em mente que o El Mundo pediu a Rita Alonso Pablos, fundadora da Dommuss, uma aplicação de gestão da rotina familiar, que fornecesse alguns conselhos práticos a pais e filhos. Aqui vão eles:

Ponha-os a trabalhar.

“Agora que as crianças têm tempo, é um bom momento para ajudarem mais em casa”, diz Rita Alonso, especificando que eles podem pôr e levantar a mesa, dobrar roupa, entre outras atividades simples. A especialista recomenda aos pais que façam um calendário com tarefas e responsabilidades e, para motivar os mais novos, atribuam uma recompensa a quem cumpra todas as tarefas.

Faça ementas semanais.

Como durante o ano letivo a maioria dos miúdos almoça na escola, a preparação de refeições é agora uma tarefa adicional. Rita Alonso aconselha a investir na organização. Por exemplo, fazendo uma ementa para a semana. Isso facilita a tarefa das compras e poupa-lhe a dor de cabeça de ter de pensar todos os dias no que vai cozinhar. A app da Dommuss permite criar um menu semanal que está acessível a todos os membros da família. Além disso, oferece receitas semanais fáceis de executar.

Trace um plano de atividades.

Siga o exemplo dos horários escolares e divida tarefas e momentos de lazer pelo dia. Assim, eles vão ter tempo para ajudar nas tarefas domésticas, para ler ou para desenhar e um horário para praticar exercício físico. Após as refeições, “quando estão mais cansados, é hora de deixá-los jogar videojogos ou ver televisão”. Com o tempo ameno, as caminhadas em grupo, ou com a família, são sempre uma boa opção.

Deixe-os sentirem tédio.

Para Rita Alonso, este é talvez o aspeto mais importante. “É bom criar rotinas e horários para que tudo flua melhor, não para sobrecarregá-los com obrigações. As crianças estão de férias e precisam de tempo para a criatividade e para a brincadeira mas também para sentirem tédio, porque esse sentimento de leveza será recordado para sempre”.

Encontre um bom campo de férias.

Não é uma opção barata, mas faz as delícias dos miúdos. Além de mantê-los ocupados, ajuda-os a tornar-se mais autónomos e a desenvolver competências sociais.  Estes campos podem ser generalistas – com várias atividades físicas e criativas – ou temáticos: de natação, ecologia, música, pintura. Em casa, os pais e cuidadores também podem organizar as atividades em torno de um tema que fascine os miúdos: animais, História, astronomia, oceanos, etc.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.