Um inquérito recente do governo norte-americano divulgado pela revista Parents revela que uma em cada quatro crianças e adolescentes daquele país não consome água natural (sem gás ou sem sabores).

A explicação pode estar no acesso limitado que as crianças têm à água na escola, mas também na falta de hábitos de ingestão em casa – e aqui os pais têm um papel determinante, sublinha Adam Seal, da Universidade de Arkansas, um dos autores de um estudo sobre os padrões de consumo de água nos mais jovens.

Seal descobriu que miúdos dos 8 aos 14 anos que bebem água e leite com muita regularidade estão mais bem hidratados dos que aqueles que preferem sumos e refrigerantes.

A água constitui, de facto, a melhor maneira de matar a sede – além de ser a mais barata. Mas os médicos não se cansam de referir que a água serve para muito mais do que hidratar. A verdade é que a sua ingestão evita o consumo de bebidas com açúcar, determinantes para o aparecimento de cáries e potenciadoras de problemas de obesidade e tensão arterial.

É importante que os pais ensinem os filhos a beber água. Eis algumas pistas que podem ajudar as famílias.

Dicas para pô-los a beber água

  1. Apanhe-os quando têm mesmo sede. Por exemplo, depois de um jogo de futebol tenha à mão uma garrafa ou um jarro de água. Assim, vão associar a verdadeira sede à ingestão de água.
  2. Associe a ingestão de água à praia e ao calor. Eles adoram praia e ficarão com uma boa memória da água.
  3. Prepare tisanas e águas aromatizadas naturais. Bastam umas cascas de laranja na água para esta ganhar sabor.
  4. Compre uma garrafa com estilo e faça com que o seu filho se habitue a levá-la para a escola ou para os treinos desportivos.
  5. Tenha sempre um jarro de água à mesa das refeições
Fonte: Sally Kuzemchak, nutricionista e blogger  

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.