Recentemente, o Facebook realizou um estudo junto dos pais para perceber quais as suas atitudes e conhecimento perante a tecnologia.

De acordo com esse mesmo estudo, 64% dos pais sente-se confiante em serem eles mesmos a orientar o uso da internet dos seus filhos. 77% afirmou que são os mais apropriados para determinar quanto tempo o filho usa tecnologia online. E a mesma percentagem de pais afirmou, ainda, que são eles também os mais indicados para decidir a idade certa de quando os filhos devem começar a usar tecnologias digitais online.

A rede social partilha também 5 dicas para os pais orientarem melhor os filhos no uso da internet e tecnologias:

1. A criança deve saber que as regras que se aplicam online também servem para o offline. Ou seja, da mesma forma que um pai ensina ao filho que deve olhar para ambos os lados antes de atravessar uma passadeira ou usar capacete quando vai andar de bicicleta, os educadores devem também ensinar aos filhos que têm de pensar antes de colocar qualquer coisa online. E que devem usar os dispositivos de segurança disponíveis através de aplicações.

2. Seja um modelo a seguir. As regras que definir para o seu filho quanto ao uso das tecnologias em casa deve servir para os pais também.

3. Envolva-se cedo e com frequência. Dados de estudos sugerem que os pais devem fazer parte da vida online dos filhos, assim que eles começam a usar a tecnologia.

4. Defina regras e conheça as ferramentas. Quando o seu filho recebe o seu primeiro tablet ou telefone e começa a usar aplicações, esta é uma boa altura para definir regras básicas. Também é um bom momento para o ensinar a usar as aplicações disponíveis no seu dispositivo. Por exemplo, ensine-o como deve reportar um conteúdo inapropriado e como detetar pessoas que não têm boas intenções.

5. Peça ao seu filho para o ensinar. Muitas vezes, as crianças estão mais atualizadas sobre novas aplicações e sites do que os adultos. Elas podem ser um bom recurso para os pais. Aproveite estas alturas para falar sobre segurança e privacidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.