Cinquenta pilotos de 12 países, com idades entre os 4 e os 12 anos, vão mostrar o que valem num festival de karting, inédito a nível mundial, marcado para este fim de semana em Viana do Castelo.
Em pista estarão pilotos de palmo e meio oriundos de países que vão desde a África do Sul à Bélgica, passando pela Venezuela, Malásia, Eslováquia, Dinamarca, Suécia, Espanha, Rússia e Roménia.
“Mas os portugueses, naturalmente, estarão em maioria, refere o Motorsport Viana Clube, que responde pela organização. Acrescenta que a prova é “disputada um pouco com o conceito das Finais Mundiais Rotax”, o maior evento de karting do mundo, e é levada a cabo pela primeira vez, tendo Portugal sido o país escolhido para realizar o evento.
O palco será o kartódromo de Viana do Castelo, em Chafé, estando o início das provas marcado para sábado, mas só na manhã de domingo é que se disputarão as pré-finais e as finais e se ficará a saber quais os vencedores da prova.
Na sexta-feira haverá treinos livres, mas todos os participantes já serão obrigados a rodar com os motores fornecidos e sorteados pela organização.
Na organização está também envolvido o staff que habitualmente dirige as Finais Mundiais Rotax, designadamente o diretor de prova, comissário técnico e equipa de cronometragem. No kartódromo, e tendo em conta a idade dos pilotos, foi criada uma zona para crianças, com insufláveis, palhaços, animadores e ateliês de pintura.
Lusa
25 de agosto de 2011