O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis revelou os trinta e cinco municípios portugueses distinguidos com o título "Autarquia +Familiarmente Responsável 2012".
Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 103 autarquias (mais 29 que na última edição) e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de acuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas.
São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.
”Hoje, mais do que nunca, as políticas de apoio à família, são essenciais. Na crise que atravessamos, nos dias difíceis que estamos a viver e que vão agravar-se, as redes familiares amortecem as consequências do desemprego, da perda de habitação, do empobrecimento. As políticas de apoio à família mais eficazes, são as de proximidade», afirma Margarida Neto, membro do Observatório. “Esse é o desafio que as Autarquias têm cada vez mais pela frente. Conhecedoras e atentas aos problemas reais, têm por isso mesmo mais capacidade de intervenção. Este prémio faz realçar as melhores práticas. E nesse reconhecimento, a possibilidade de incentivar outras”, conclui.
Eis as autarquias contempladas: Angra do Heroísmo, Boticas, Cantanhede, Cascais, Coimbra, Estarreja, Évora, Faro, Funchal, Fundão, Guarda, Lisboa, Loures, Lousã, Mealhada, Mértola, Miranda do Corvo, Montijo, Oeiras, Póvoa de Lanhoso, Praia da Vitória, Santarém, Seia, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras, Vieira do Minho, Vila de Rei, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real e Vila Real de Santo António .
A cada município vencedor irá ser entregue a bandeira verde da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável 2012» numa cerimónia a ter lugar no próximo dia 24 de outubro, pelas 17h no Auditório Nacional dos Municípios, em Coimbra.
10 de outubro de 2012
Saiba quais são as 35 autarquias “familiarmente responsáveis”
Este artigo tem mais de 12 anos
Dez critérios estiveram na base da seleção e distinção
Comentários