Um estudo do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, analisou amostras de sémen de mais de 7000 homens, entre os 25 e os 40 anos, que estavam envolvidos em tratamentos de fertilidade. Os cientistas concluíram que os espermatozoides têm um relógio interno de 24 horas, apresentam a forma e o tamanho mais saudáveis durante a Primavera e são mais potentes às primeiras horas da manhã. Em suma, identificaram março, abril e maio como os meses mais indicados para os casais que querem ter um filho tentarem a sua sorte e apontaram as 7h30 como a hora ideal para alcançarem esse objetivo.

A responsável principal pela pesquisa, Brigitte Leeners, disse ao Daily Mail que “a qualidade do sémen masculino varia com os ritmos circadiano e circanual” e explicou que “a coleta ao início da manhã, onde a qualidade do mesmo foi maior, pode ser utilizada para melhorar a fertilidade natural”. Acrescentou ainda que “os resultados também podem ser usados para aumentar as hipóteses de conceção em tratamentos de fertilidade”.

O sémen recolhido nos meses de Primavera - de março a maio - teve a maior concentração de espermatozoides. No Verão, foram registados declínios acentuados.

O estudo, publicado na revista científica Chronobiology International, procura encontrar soluções para o crescente aumento da infertilidade. Diz o Daily Mail que “cerca de um em cada sete casais britânicos tem dificuldade em engravidar, sendo que diversas pesquisas já vieram sugerir que a má qualidade do sémen é responsável por metade dos casos”.

Especialistas em fertilidade de todo o mundo receberam com agrado o estudo suíço, mas alertaram que estas descobertas devem ser tratadas com cautela. Hana Visnova, diretora médica da clínica de fertilidade Cube FIV, em Praga, afirmou: “A coleta de esperma é vital em qualquer procedimento de fertilização in vitro. Se pudermos maximizar a potência de uma amostra, isso será encorajador.” No entanto, “as evidências relacionadas com os melhores momentos do dia, ou do ano, têm aspetos controversos.” E sublinhou que os homens com baixa contagem de espermatozoides não devem fazer sexo matinal. Mais. “Eles podem precisar de ajuda médica para ter filhos.”