Um estudo do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, analisou amostras de sémen de mais de 7000 homens, entre os 25 e os 40 anos, que estavam envolvidos em tratamentos de fertilidade. Os cientistas concluíram que os espermatozoides têm um relógio interno de 24 horas, apresentam a forma e o tamanho mais saudáveis durante a Primavera e são mais potentes às primeiras horas da manhã. Em suma, identificaram março, abril e maio como os meses mais indicados para os casais que querem ter um filho tentarem a sua sorte e apontaram as 7h30 como a hora ideal para alcançarem esse objetivo.

A responsável principal pela pesquisa, Brigitte Leeners, disse ao Daily Mail que “a qualidade do sémen masculino varia com os ritmos circadiano e circanual” e explicou que “a coleta ao início da manhã, onde a qualidade do mesmo foi maior, pode ser utilizada para melhorar a fertilidade natural”. Acrescentou ainda que “os resultados também podem ser usados para aumentar as hipóteses de conceção em tratamentos de fertilidade”.

O sémen recolhido nos meses de Primavera - de março a maio - teve a maior concentração de espermatozoides. No Verão, foram registados declínios acentuados.

O estudo, publicado na revista científica Chronobiology International, procura encontrar soluções para o crescente aumento da infertilidade. Diz o Daily Mail que “cerca de um em cada sete casais britânicos tem dificuldade em engravidar, sendo que diversas pesquisas já vieram sugerir que a má qualidade do sémen é responsável por metade dos casos”.

Especialistas em fertilidade de todo o mundo receberam com agrado o estudo suíço, mas alertaram que estas descobertas devem ser tratadas com cautela. Hana Visnova, diretora médica da clínica de fertilidade Cube FIV, em Praga, afirmou: “A coleta de esperma é vital em qualquer procedimento de fertilização in vitro. Se pudermos maximizar a potência de uma amostra, isso será encorajador.” No entanto, “as evidências relacionadas com os melhores momentos do dia, ou do ano, têm aspetos controversos.” E sublinhou que os homens com baixa contagem de espermatozoides não devem fazer sexo matinal. Mais. “Eles podem precisar de ajuda médica para ter filhos.”

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.