Ao fim de quanto tempo pode fazer um teste de gravidez fiável?

Depois da última relação sexual, e se um óvulo for fertilizado, este ruma ao útero e fixa-se numa das suas paredes. Nessa altura, a hormona da gravidez – é o que o teste de gravidez vai procurar – começa a aparecer na urina. Mas atenção, não se manifesta logo após ter relações sexuais – demora até seis dias após a fertilização.

Pode fazer a maioria dos testes de gravidez no primeiro dia em que notar a falta do período. Alguns testes, mais sensíveis, podem ser efetuados antes do aparecimento do período menstrual – oito dias após a conceção. Lembre-se, porém, de que se estiver a fazer o teste demasiado cedo o resultado pode ser incorreto. Isso porque os níveis hormonais de cada mulher são diferentes, e é possível que ainda não esteja a produzir o suficiente para se detetar num teste.

Se não sabe ao certo quando vai ter um novo período, faça o teste 21 dias depois de ter tido relações sexuais desprotegidas. Basta usar uma amostra de urina de qualquer momento do dia.

Pode comprar testes de gravidez em farmácias e em alguns supermercados. Também pode encomendá-los on-line em sites como o da Amazon.

Como funcionam os testes?

Todos são diferentes e por isso deve ler bem e seguir as instruções da embalagem. A maioria só implica urinar sobre um dispositivo que depois de alguns instantes apresenta o resultado. O que este teste deteta é a gonadotrofina coriónica humana (hCG), hormona da gravidez.

As instruções na caixa dirão se seu resultado é positivo ou negativo.

Alguns testes usam palavras para mostrar resultados, outros apresentam linhas rosa ou azuis.

É altamente provável que um resultado positivo esteja correto, independentemente da cor da linha ou de quão fraca ela possa ser. Já os resultados negativos são menos conclusivos.

Isso ocorre porque há vários fatores que podem afetar o resultado – incluindo o prazo de validade do teste, a ingestão de muitos líquidos antes de fazer o teste ou a sua execução de forma incorreta.

Se obtiver um resultado negativo, mas ainda assim acreditar que está grávida, espere alguns dias e faça outro teste ou consulte o seu médico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.