A Acção Europeia sobre as Drogas, campanha organizada pela Comissão Europeia, que visa mobilizar a sociedade civil para as questões da droga, juntou no centro Jean Monnet, em Lisboa, diversas entidades portuguesas para a assinatura de um compromisso nesse sentido.
A iniciativa, realizada pela primeira vez em Portugal, contou com a presença de Pedro Couceiro que realçou a importância do desporto na criação de hábitos de vida saudáveis, principalmente na infância e adolescência, altura em que a personalidade se define. “Durante o processo de crescimento as crianças são, muitas vezes, confrontadas com situações que não conseguem controlar, o que gera frustrações e pode em, última instância, levar a comportamentos desviantes. É aqui que o desporto dá um forte contributo, ao reforçar a auto-estima e motivação, ensina a lidar com situações imprevistas e afasta os jovens das drogas”, afirma o piloto de automóveis de alta competição embaixador da UNICEF.
João Goulão, Presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência, reforça esta ideia ao afirmar que “para contrariar o consumo de droga é necessária uma mudança de mentalidades e comportamentos” reforçando que “o fenómeno da droga em Portugal está cada vez mais associado ao lazer e à diversão e não somente à exclusão social e marginalidade”.
À Acção Europeia sobre as Drogas já aderiram mais de 1315 organizações e cidadãos individuais em toda a Europa. Em Portugal, juntaram-se mais 12 que se comprometem a levar a cabo acções de sensibilização sobre as drogas, junto das comunidades. Dos novos signatários deste compromisso fazem parte a GNR, o Instituto da Droga e Toxicodependência, a Associação Pressley Ridge, Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE), GAAF SOS Criança, Associação Portugal Livre de Drogas, entre outros.
18 de Março de 2011

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.