Os dados provisórios do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) mostram que João voltou a dominar a lista de nomes atribuídos a recém-nascidos do sexo masculino. Foi a escolha de 1679 pais, próximo do número de progenitores que optaram por Francisco (1603) e Santiago (1579), avança o jornal Público.

Fotógrafa mostra em 22 fotos a "brutal e doce realidade de ser mãe"
Fotógrafa mostra em 22 fotos a "brutal e doce realidade de ser mãe"
Ver artigo

No caso das meninas, a liderança continua a ser dominada por Maria. Em 2018, foi a escolha de 5608 pais. O segundo e terceiro lugar — Leonor e Matilde — ficam muito abaixo deste valor, 1609 e 1568 respetivamente. Carolina, Beatriz, Sofia, Alice, Mariana, Ana e Benedita fecham o top 10.

Em 2004, Santiago foi a opção dos pais de 30 meninos, ano em que Enzo, Kevin, Marco e José ganharam popularidade. No entanto, em 2018, esse nome foi escolhido 52 vezes mais do que em 2004, à semelhança de Lourenço e Martim, escreve o referido jornal.

Nomes fora de moda

Entre janeiro e novembro deste ano, segundo os resultados do teste do pezinho adiantados esta semana pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, nasceram 80.484 crianças no país.

Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Ver artigo

Fora de moda parecem estar nomes como Catarina, Sara, Daniela, Débora, Alexandra, Soraia, Liliana, Manuela ou Andreia, todos com menos de 50 registos.

Quanto aos rapazes, as opções que em 2004 ocupavam o top 20, como André, David e Alexandre, já não fazem parte dessa lista em 2018.

Há ainda os nomes raros que só foram atribuídos a uma criança este ano: são 1575 casos entre os meninos e 1696 entre as meninas. O jornal dá como exemplo Adlucy, Montserrat, Aarvee (no caso das meninas) e Sabiyog ou Jobanpreet (para meninos). Também Odete, Vanda, Adélio ou Evaristo foram escolhidos apenas uma vez este ano em Portugal.

Por outro lado, Valentina (242) e Kyara (133) parecem estar a ganhar terreno no campo feminino.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.