A medida aplica-se a pais e mães e oferece seis meses de licença com pagamento a 80%. "Um pequeno passo para a Volvo Cars, mas um grande salto para a igualdade de género", comenta a marca num comunicado enviado às redações.

A marca sueca anunciou o lançamento de um programa de pagamento de licença parental que não faz distinção de género. Esta medida é aplicável a todos os colaboradores da Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

Fotógrafa mostra em 22 fotos a "brutal e doce realidade de ser mãe"
Fotógrafa mostra em 22 fotos a "brutal e doce realidade de ser mãe"
Ver artigo

"Esta medida da Volvo Cars é mais generosa e inclusiva que a maioria das licenças existentes na Europa e a primeira deste tipo dentro do setor automóvel", lê-se na nota.

"Esta nova política global é inspirada pela legislação existente na Suécia, país de origem da Volvo Cars, e nação que se distingue pelas licenças de paternidade generosas da qual têm vindo a beneficiar milhões de pessoas ao longo das décadas mais recentes", acrescenta.

A introdução desta medida insere-se num modelo piloto que poderá ser alargado ao resto do mundo, o que beneficiaria mais de 43.000 colaboradores mundiais da Volvo Cars.

Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Ver artigo

A maioria dos países da região EMEA já oferece algum tipo de licença parental paga. No entanto, é frequente a existência de largas discrepâncias entre o que é oferecido a homens e a mulheres.

Para a Volvo, a igualdade das licenças parentais oferece um potencial para o mercado de trabalho e para a igualdade de oportunidades de carreira entre homens e mulheres.

"Inspirada na abordagem sueca, a medida da Volvo Cars não distingue em termos de género e é igualmente aplicável a pais do mesmo género e a pais de filhos adotivos", assevera o comunicado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.