O Dia do Pai surgiu no início do século XX em complemento com o Dia da Mãe, com o objectivo de homenagear a figura paterna. Contudo, nem todos os países o celebram no mesmo dia. Espanha, Andorra, Macau e Itália são alguns dos países que partilham com Portugal a data de 19 de Março mas há muitos outros que o festejam no terceiro domingo de Junho.
Para assinalar o Dia do Pai, a 19 de Março, a Associação Portuguesa de Fertilidade lançou um site inédito e pioneiro em Portugal no endereço www.queroserpai.com O novo projecto é dirigido a todos os homens que gostariam de ser pais e que até ao momento se viram impossibilitados de concretizar este desejo. Ao acedê-lo, o futuro pai poderá expressar o que diria ao seu filho, para tal, terá apenas de responder a um questionário cujo objectivo será o de avaliar a realidade portuguesa e as circunstâncias deste desígnio.
Conscientes de que o filho que habita o projecto de vida de cada um destes homens expressa simultaneamente um desejo pessoal e um tributo ao nosso futuro colectivo, a APF pretende assim levar a cabo a maior sondagem de sempre realizada a nível nacional dedicada a esta temática e cujos resultados alcançados serão devidamente divulgados em data a definir.
Cerca de 290 mil casais portugueses têm problemas em conceber. Os seus projectos de vida vêem-se constantemente ameaçados por dificuldades de acesso aos tratamentos, numa área da saúde reprodutiva onde os apoios escasseiam e onde os bloqueios aos tratamentos estão frequentemente dependentes de calendarizações políticas.
A Associação Portuguesa de Fertilidade foi legalmente constituída em Maio de 2006, culminando um movimento cívico e associativo motivado pelos problemas de fertilidade. APF nasceu como um projecto fundamentalmente destinado a apoiar, informar e defender as pessoas com problemas de fertilidade. Para saber mais sobre o projecto da APF, visite o site oficial: www.apfertilidade.org
19 de Março de 2009
Veja ainda:
Pai do século XXI
É escravo dos seus filhos?
Férias com o pai
Pais ciumentos
Porque preferem a mamã ou o papá?