VIH HIV Sida Crianças Doenças Criança Casos de VIH/Sida entre jovens podem aumentar 60% até 2030
VIH HIV Sida Crianças Doenças Criança Casos de VIH/Sida entre jovens podem aumentar 60% até 2030 FOTO DE ARQUIVO créditos: EPA/NIC BOTHMA

As imagens de uma agressão, alegadamente de teor racista, contra uma criança negra estão a percorrer os meios de comunicação social em Espanha, mas também as redes sociais em todo o mundo. Os protagonistas são um grupo de crianças.

No vídeo (em baixo), vê-se que um menino de raça negra que brinca no parque e que está acompanhado pela mãe é empurrado várias vezes por um grupo de meninas.

A mãe conduz a criança para um outro baloiço, mas o menino é seguido pelas restantes crianças e alvo de nova tentativa de assédio.

A progenitora tenta, em vão, alertar os pais das crianças presentes no parque e acaba por abandonar o local juntamente com o filho.

Portugal será um país racista?

Os dados mais recentes do European Social Survey que inquiriu 40 mil pessoas com mais de 15 anos, em 20 países, indicam que Portugal é um país com um "alto índice de racismo".

Medindo o racismo biológico (com as perguntas: “acredita que há raças ou grupos étnicos que nasceram menos inteligentes do que outros? acha que há raças ou grupos étnicos que nasceram mais trabalhadores do que outros?”) e o racismo cultural (“pensando no mundo hoje, diria que há culturas muito melhor do que outras ou que todas as culturas são iguais?”) os inquiridos em Portugal têm dos índices mais elevados de crença nos dois tipos de racismo: 52,9% no biológico e 54,1% no cultural.

A média europeia é de 29,2% e 44% respetivamente.