
Uma iniciativa municipal da Covilhã, denominada "O Espaço das Idades", vai disponibilizar uma área de terra à população sénior interessada em praticar agricultura, disse à agência Lusa o dinamizador da iniciativa, António Rebordão.
O espaço municipal, que assinala no sábado o segundo aniversário, recebeu em doação um terreno agrícola na freguesia de Peraboa que vai ser transformado numa quinta comunitária.
Os produtos agrícolas “serão entregues a famílias necessitadas”, adiantou António Rebordão.
O início da atividade “depende de pormenores, como a disponibilização de algumas alfaias agrícolas e organização da deslocação dos utentes”.
A ocupação da quinta será mais uma das novas valências do espaço que entretém e oferece serviços a preços reduzidos aos 18 mil portadores do Cartão Social Municipal, sobretudo idosos.
As consultas de especialidades médicas a preços reduzidos, como estomatologia e oftalmologia, estão entre os principais serviços prestados.
O Espaço das Idades funciona no pavilhão do antigo mercado popular da Rude - associação de desenvolvimento rural, divido em 58 gabinetes, cada um com sua função.
Para além da saúde, os idosos dispõem de oficinas de lazer (que incluem oficinas de música e pintura) e serviços de cabeleireiro e reparações eletrónicas, entre outros.
O Espaço recebeu no último ano cerca de 13 mil visitas e conta com 900 utentes inscritos nas atividades regulares.
Entre os serviços recentemente adicionados ao leque de ofertas, está a presença de um agente da PSP, às quartas-feiras, para “aconselhamento personalizado”.
Está também em curso uma candidatura a apoios financeiros para aquisição de uma viatura que permita levar os serviços do Espaço das Idades até às freguesias.
Para António Rebordão, “não basta esperar que as pessoas venham ter connosco, queremos apoiá-las também nas freguesias”.
Lusa
02 de setembro de 2011
Comentários