Os casais que partilham as tarefas relacionadas com os filhos tendem a ter um relacionamento de maior qualidade, assim como uma vida sexual mais satisfatória.

Investigadores responsáveis pelo estudo entrevistaram perto de 500 casais heterossexuais com filhos e descobriram que quando o homem e a mulher dividem igualmente tarefas como colocar os filhos a dormir, mudar as fraldas, brincar com eles no parque, os casais discutem menos, têm uma relação mais feliz, e relações sexuais mais frequentes.

O estudo indica também que cuidar dos filhos é o maior problema na vida de um casal e que afeta o seu relacionamento de forma negativa. Mas quando a partilha é de 50%, esse problema praticamente desaparece.

A pesquisa foi efetuada de acordo com três parâmetros: cuidados físicos e emocionais, interação com a criança e estar perto da criança, que incluía supervisão e monitorização.

Através destes parâmetros os investigadores procuraram perceber quem era o responsável por criar as regras, reforçá-las ou castigar a criança sempre que as quebrava, quem elogiava a criança pelas suas conquistas,
e quem brincava com ela.

O responsável pelo estudo pretende alargá-lo para perceber porque é que a partilha é tão importante para os casais.