Quando virá o período depois da gravidez? Vai ser diferente? Quanto tempo vai durar? Será muito abundante? Doloroso? O que preciso de saber? Em declarações à revista Popsugar, duas ginecologistas obstetras esclarecem estas e outras dúvidas.

A amamentação

A amamentação pode tornar o período algo imprevisível. “Algumas mulheres tem o primeiro ciclo pós-parto depois de seis a oito semanas, e outras só alguns meses depois de pararem de amamentar, o que pode demorar até seis meses”, afirma a obstetra e ginecologista Natasha Chinn. Quando se amamenta, aumenta a produção de prolactina (hormona que potencia a produção de leite), e isso pode influenciar o fluxo. Os níveis variam de mulher para mulher, mas “geralmente ele torna-se mais leve e pode não surgir com tanta frequência”.

Relações sexuais

Sim, pode ter relações durante o período após a gravidez. “Se for propensa a cólicas menstruais e à formação de cisto durante o período menstrual, certas posições podem ser mais dolorosas durante esta fase, mas não é perigoso”, assegura Natasha Chinn. A melhor posição, defende, é aquela em que a mulher fica por cima porque tem mais controlo sobre o movimento.

Tudo como dantes?

Se o regresso do período pode variar, o tipo de menstruação deverá ser semelhante à que tinha antes de engravidar, afirma a ginecologista Karen Brodman. Assim, se o seu fluxo era intenso antes, provavelmente continuará a sê-lo.

Ovulação

Como é impossível saber quando vai começar a ovular novamente, não confie na amamentação como contraceção. Isto significa que pode engravidar durante o período e, por isso, tem de usar proteção. Assim que a ovulação ocorrer, a menstruação surgirá duas semanas depois.

O papel do contracetivo

“Se tomou a pílula durante a maior parte da sua vida, pode não estar habituada ao seu ciclo ‘natural’”, explica Karen Brodman. “Há comprimidos que tornam os períodos mais leves, ajudam com as cãibras e diminuem a acne”. Se não voltar a tomar a pílula depois da gravidez pode ter mais cólicas e registar um aumento da acne.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.