Cerca de 50 horas de sono é quanto os pais de um bebé perdem durante os primeiros 12 meses de vida do filho. A conclusão é de um estudo encomendado pela marca Simba (especialistas em tecnologia do sono), segundo o qual os novos pais dormem apenas quatro horas e 44 minutos, em média, por noite, até o bebé completar o primeiro ano.

“Nos primeiros 12 meses da vida da criança, mães e pais dormem cerca de 50% menos do que as horas recomendadas, perdendo o equivalente a 50 noites de sono”, diz a pesquisa divulgada no jornal britânico The Independent, que revela ainda que um pai típico gasta 54 minutos diários a tentar adormecer o filho.

O estudo refere que a privação do sono também pode afetar as relações entre os pais. Porquê? Talvez a palavra-chave seja mesmo exaustão, tendo em conta que um bebé acorda em média três vezes por noite nas primeiras semanas. Assim, mais de dois terços dos britânicos admitiu ter discutido com o parceiro por causa do sono do bebé e 23% disse que foi o cansaço que os levou a adotarem comportamentos pouco comuns – e nem sempre simpáticos – com o parceiro.

O cansaço poderá explicar porque 11% destes pais garantem ter alucinado –  vendo ou ouvindo algo que não aconteceu – e 44% esqueceu-se do nome do bebé. Mais de 65% dos pais encaram esse primeiro ano de vida dos filhos com um misto de incredulidade e orgulho – dizem sentir-se espantados por terem conseguido dar conta do recado.

O artigo dá ainda conta de que um terço dos pais entrevistados acredita que o melhor remédio para acalmar o bebé e induzir o sono é dar-lhe leite morno e 32% diz que a criança dorme melhor quando embalada nos seus braços.

Como induzir o sono do bebé

  1. Dar-lhe leite morno
  2. Respeitar as rotinas
  3. Abraçar a criança
  4. Pôr-lhe a chucha
  5. Dar-lhes um banho morno
  6. Usar uma manta macia
  7. Ler para o bebé
  8. Embalar de forma suave
  9. Cantar
  10. Dar-lhes o brinquedo preferido
  11. Brincar com a criança o máximo de tempo possível durante o dia para cansá-la
  12. Pôr a tocar uma música relaxante
  13. Criar som ambiente (barulho de secador de cabelo ou aspirador)
  14. Levá-lo a passear de automóvel
  15. Fazer-lhe uma massagem
  16. Ligar a TV num canal para bebés
  17. Pô-lo num marsupial ou no carrinho e caminhar
  18. Reduzir o contato visual antes de adormecer
  19. Deixá-lo apanhar um pouco de ar fresco
  20. Perfumar o lençol da cama ou uma mantinha com o seu perfume

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.