Uma das principais dúvidas dos pais, principalmente quando se trata do primeiro filho, é saber em que altura é que o bebé deve passar a dormir num quarto sozinho.

A Academia Americana de Pediatria sugere que os filhos durmam no mesmo quarto que os pais durante o primeiro ano de vida ou, pelo menos, nos primeiros seis meses.

No entanto, segundo um estudo publicado na revista científica Pediatrics, os bebés que começaram a dormir sozinhos antes de completarem quatro meses dormem, em média, 40 minutos mais do que aqueles que continuaram no quarto dos pais até aos nove meses de idade.

Ian Paul, professor de pediatria e saúde pública na Faculdade de Medicina Penn State, nos Estados Unidos, aconselha os pais a que, por volta dos seis meses do bebé, conversem com o seu pediatra e decidam o melhor momento para a mudança.

É importante que, ao transferirem o berço para outro quarto, os pais cumpram regras de segurança elementares, como remover almofadas, cobertores ou brinquedos que possam sufocar o bebé (um dos maiores medos dos pais é a síndrome de morte súbita, que geralmente acontece durante o sono e tem maior incidência em crianças com menos de seis meses).

Esperar demasiado tempo pelo momento de mudar a criança para o seu próprio quarto pode contribuir para a ansiedade e a perturbação do sono de pais e filhos. Por outro lado, de acordo com os especialistas, manter o bebé próximo dos pais aumenta as probabilidades de acidentes, visto que, muitas vezes, os pais põem os filhos na própria cama para tranquilizá-los e esse gesto acarreta riscos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.