"Pode por vezes ser difícil encontrar alimentos práticos e saudáveis devido à imensa variedade de alimentos altamente processados que encontramos no mercado", diz Nicole Britvan, nutricionista na Kaiser Permanente Outpatient Nutrition Clinic em São Francisco. "Uma boa estratégia é procurar alimentos com a lista de ingredientes mais pequena." Não tem de analisar todos os rótulos, mas dê uma vista de olhos na lista e procure xarope de milho rico em frutose ou óleos parcialmente hidrogenados – e evite-os. Veja em seguida algumas ideias de snacks saudáveis e práticos:

• Fruta enlatada. Evite as marcas que saturam a fruta numa calda açucarada.

• Batidos. Misture iogurte, fruta fresca e sumos naturais. Acrescente uns condimentos – uma pitada de canela ou noz moscada dá um sabor óptimo – e aí tem um fantástico pequeno almoço! Não tem tempo para o fazer? Beba um iogurte líquido e faça-se ao caminho.

• Feijão enlatado. Simples de preparar, económico e uma boa fonte de proteínas, ferro e zinco. Tenha cuidado para os que contêm muito sódio.

• Frutos vermelhos, queijo e frutos secos. Misture estes três ingredientes e terá anti-oxidantes, proteínas e cálcio ao mesmo tempo!

• Rebentos de soja. Têm imensas vitaminas A e proteínas. Pode comprá-los já cozinhados e prontos a comer ou então pré-cozinhados ou congelados.

• Pipocas de microondas. Faça as suas próprias pipocas, colocando 1/3 chávena de milho cru num saco de papel. Feche hermeticamente o saco e coloque-o no microondas durante 2 minutos e meio.

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