A dequitadura é a etapa final do trabalho de parto e consiste na expulsão da placenta, órgão que, entre outras funções vitais, permite ao bebé receber oxigénio e os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento durante a gravidez.

Em princípio, a placenta é expulsa até 30 minutos após o nascimento do bebé. “É uma fase do trabalho de parto tão respeitável quanto as etapas anteriores”, explica a Enfermeira em Saúde Materna e Obstetrícia Antónia Prates, pelo que merece “uma atitude expectante, não interventiva” da equipa de saúde.

.

Colocar o bebé pele a pele com a mãe 

Colocar o bebé pele a pele com a mãe logo a seguir a nascer ativa a libertação de hormonas que ajudam a contrair o útero e a expulsar a placenta, promove o vínculo afetivo entre mãe e filho e estimula a amamentação (o cheiro, o toque, a procura, a busca da mama pelo bebé).

Quando a dequitadura não é espontânea, a extração da placenta é manual ou instrumental. Contudo, estas situações são mais raras, podendo ocorrer quando há processos cicatriciais anteriores (abortos e cesarianas), acrescenta a Enfermeira em Saúde Materna e Obstetrícia.

Texto de Ana Margarida Marques

Também poderá gostar de ler:
Saiba o que acontece durante o período expulsivo

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no nosso Facebook

.