Ginecologista ou obstetra? É sem dúvida uma das perguntas mais frequentes que as mulheres fazem assim que descobrem que estão grávidas, e por isso nós vamos ajudá-la a encontrar o profissional que irá acompanhar a sua gravidez. Vamos tentar perceber primeiro as diferenças entre o Obstetra e o Ginecologista.

O Obstetra é o profissional que tem como função acompanhá-la durante todo o processo da gestação, parto e pós-parto, cuidando do desenvolvimento do seu feto, assim como, dando-lhe a assistência que precisa durante todo o período da gravidez.
Em relação ao Ginecologista, a sua especialidade passa pelo tratamento de doenças no que diz respeito ao sistema reprodutor feminino, ele pode acompanhá-la durante o processo da sua gravidez, mas para isso tem de certificar-se que ele também se dedica à àrea da obstetrícia. Se for esse o caso e se já tiver uma boa relação com o seu ginecologista ele poderá acompanhá-la durante a gravidez.

Antes de se decidir pelo médico que irá acompanhá-la, procure referências entre as suas amigas e entre os seus familiares, é sempre bom ouvir outras opiniões, mesmo que o contacto direto seja extremamente relevante e a ajude a escolher um bom profissional. Outra ajuda a que pode também recorrer para a sua procura é sem dúvida a internet, pois esta é uma ótima fonte de informação no que diz respeito ao tema da gravidez. Se tiver um seguro de saúde, procure um médico que tenha um acordo com a sua companhia, afinal, vai ter muitas consultas desta especialidade.
Em relação à primeira impressão, certifique-se que é por esta que se guia! Se teve uma boa impressão na primeira consulta com o profissional que poderá a vir a ser o seu médico não procure mais, até porque sempre se soube que a primeira impressão que temos de alguém é a que fica para sempre e por isso aposte na sua intuição. Não escolha um médico só porque no caso da sua amiga funcionou, apesar das dicas procure aquele que a faz sentir-se melhor e sem receios.

Tenha em atenção e pergunte ao seu médico se este a pode atender durante as 24 horas do dia ou se este tem um horário de saída fixo e que a partir de x horas não lhe poderá atender. Porque não se esqueça que é normal existirem dúvidas quando não está no horário das suas consultas e se o seu médico estiver disponível, nem que seja pelo telefone, acabará por ser um descanso para si, pois sentirá um apoio por parte dele.

Procure confiar no seu médico! É extremamente importante para uma boa relação durante o seu período de gestação o que a levará a sentir-se mais segura e tranquila, pois passa a sentir-se à vontade para falar de diversos detalhes, como por exemplo, relações sexuais durante a gravidez, e não se sentir envergonhada.

Conversar com as outras pacientes antes da consulta, também a vai deixar com mais confiança sobre o seu médico, pois aí vai conseguir arranjar mais informações no que diz respeito às qualidades e às características do médico que escolheu para a acompanhar.
É importante que conheça a equipa que lhe fará o parto, para garantir que se sente tranquila e cheia de confiança nas pessoas que estarão lá para garantir que tudo correrá bem na chegada do seu bebé, então não se esqueça e peça ao seu médico para lhe apresentar a equipa.

Se contudo isto não se sentir satisfeita com o seu obstetra, troque! Não se sinta mal por não gostar do médico ou sentir-se desagradada com algo, pense que a gravidez é sua e então tem que sentir completamente confortável consigo para que corra tudo bem na altura em que o seu bebé vier ao mundo. Por isso não se contente com qualquer obstetra, seja exigente, vai fazê-la sentir-se satisfeita.