Existem muitas histórias que giram em torno da gravidez. São tantos contos e lendas que a mãe fica sem saber se acredita ou não. Há informações que até são verdadeiras mas há outras que são apenas mitos e que passam de geração para geração sem saber onde começou.
Aqui vamos desmistificar algumas histórias que as avós, tias e vizinhas ainda acham que são verdadeiras e deixam a cabeça da futura mãe confusa. Enquanto o feto cresce na barriga, a mãe passa por um turbilhão de emoções e sensações que são interpretadas pelas pessoas das mais diversas formas. Mas nem tudo o que as pessoas dizem é verdade. O que acontece é que antigamente não havia muita informação sobre este assunto, então as pessoas tentavam arranjar teorias para justificar certos acontecimentos, o que levou à existência de muitos mitos. Felizmente, a ciência evoluiu e, hoje em dia, há bastante informação sobre estes assuntos e as grávidas já podem tirar todas as suas dúvidas.
Conheça agora alguns dos maiores mitos sobre a gravidez:
O sexo pode prejudicar o bebé – O sexo só será proíbido se o médico encontrar alguma alteração com a gestação (como deslocamento de placenta e tensão alta). Se não tiver problema algum com a gestante e o bebé, o sexo está mais do que permitido. O sexo não magoa o bebé, já que este está envolvido pela placenta. E além de aumentar o fluxo sanguíneo na área da bacia aumentando a oxigenação fetal, as endorfinas produzidas no orgasmo trazem a sensação de bem-estar ao bebé e também ajuda na preparação do parto.
Ficar em jejum para diminuir os enjoos – Pelo contrário, a mulher deve comer mais vezes e em menos quantidade se quiser diminuir a sensação de enjoo.
A grávida pode e deve comer por dois – Mais um engano. A mulher deve aumentar apenas 300 calorias por dia para que tenha uma gravidez saudável sem um grande aumento de peso. Essa quantidade já é suficiente para que o bebé se desenvolva de forma satisfatória. A mulher deve comer de forma mais saudável.
Se a grávida tem muita azia, é porque o bebé vai ser cabeludo – O que vai definir se o seu filho vai ser ou não cabeludo não é a azia e, sim, a genética. A azia aparece porque o útero pressiona o estômago, causando um refluxo do ácido do estômago.
Se os desejos da grávida não forem satisfeitos o bebé pode nascer com algum sinal – Os desejos são originados normalmente devido à necessidades do organismo da grávida, como falta de alguma vitamina. Mas se a mãe não comer alguma coisa em específico que tem vontade, acredite que o bebé não vai nascer com cara disso.
Grávidas devem fazer sauna ou permanecer em banheiras com água quente por muito tempo – Outro mito! As grávidas não podem ficar em banheiras e saunas por muito tempo. O calor estimula a vasodilatação dos vasos, podendo levar a uma hipotensão arterial. E isso prejudica o transporte sanguíneo para o feto.
Beber muito leite significa que vai produzir mais leite - Beber leite durante a gravidez não tem implicações na quantidade de leite produzido depois de o bebé nascer.
Soprar na nuca do parceiro quando este está a dormir, passa os enjoos para ele – Enjoos são causados pelas inúmeras hormonas que a mulher tem no seu organismo durante a gravidez e isso não melhora com esta situação. Também varia de mulher para mulher: algumas têm bastantes enjoos na gravidez, outras apenas nos primeiros meses e algumas não têm de todo.
Barriga larga indica menina e pontiaguda menino – A forma da barriga não tem relação com o sexo do bebé. A barriga desenvolve-se de acordo com o corpo da mãe, se bem que por vezes haja a coincidência de se relacionar com estes aspetos indicados.
Se a grávida tem muitos enjoos, é de certeza uma menina - Os enjoos estão relacionados com níveis elevados da hormonal Beta-HCG e com as alterações fisiológicas da gravidez no sistema digestivo. Nem todas as mulheres têm enjoos, o que se pensa que tenha a ver com a sensibilidade individual do organismo a esta hormona. Não tem nada a ver com o sexo do bebé.
Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal – Não podemos realizar as mesmas atividades físicas de antes da gravidez, mas exercícios supervisionados por um profissional especializado são mais do que recomendados. Hidroginástica e caminhada são exercícios de baixo impacto que podem ser realizados pela futura mãe.
Fazer o pino depois do sexo ajuda a conceber – Mito. Algumas pessoas pensam que fazer o pino depois do sexo ajuda a conceber a quem está a ter problemas em engravidar, o que não é verdade.
A diminuição de pêlos na grávida significa que ela terá uma menina – A redução de pêlos, em algumas grávidas, tem relação directa com o metabolismo hormonal da gravidez e não com o sexo da criança.
Se a grávida carregar chaves ou medalhas ao pescoço, a criança nasce com marcas na pele –Não há nenhuma relação entre as bijutarias que a grávida usa e a pele do bebé.
As grávidas não podem fazer depilação a cera – A depilação com cera quente ou feita com lâmina pode ser feita sem restrições. No entanto, a chamada depilação definitiva, ou depilação a laser, não é recomendada em nenhuma parte do corpo, já que nunca foram feitos testes para saber qual é o efeito do laser no bebé.
As grávidas não podem pintar as unhas – Os químicos existentes nos vernizes e na acetona não causam nenhum problema ao bebé.
Se a grávida andar com tesouras no bolso, o bebé nasce com lábio leporino - É uma crença popular sem qualquer fundamento científico. O lábio leporino pode ser uma malformação esporádica, não relacionado com nada identificado, pode ser de tendência familiar, ou estar relacionado com a toma de corticoides pela mãe no primeiro trimestre de gravidez.
Beber cerveja preta faz aumentar a produção de leite - Vários estudos já demonstraram que isto é totalmente errado! O álcool não é saudável nem na gravidez nem no pós-parto, altura em que se está a amamentar! Para aumentar a produção de leite deve-se fazer uma alimentação saudável e beber muitos líquidos, de preferência água, e dar de mamar ao bebé sempre que ele quiser, pois é o estímulo da sucção do bebé que aumenta a produção de leite.
Comentários