A chegada de um bebé vira a casa do avesso. É normal, são novas rotinas, há a responsabilidade de cuidar de um novo ser.

Por todas estas razões, a harmonia do casal e a sua relação devem estar mais fortes que nunca antes do bebé nascer.

Para isso, há atitudes que podem ajudar neste campo:

- Ao fim de semana, que é quando temos mais tempo e estamos mais relaxados, procure fazer programas a dois que não estejam diretamente relacionados com o bebé.

Um jantar naquele restaurante romântico, uma escapadinha a uma cidade e/ou vila de Portugal, passeios na praia... Ideias não irão faltar, com certeza.

É importante valorizar a companhia um do outro e manter a relação fortalecida. Com a chegada do bebé, o apoio do companheiro irá ser vital, quer para o bem-estar da mãe como do bebé;

- A grávida deve envolver o parceiro em todas as fases da gravidez. A presença e o apoio do parceiro une o casal, e quando o bebé nascer estarão com certeza em sintonia;

- Dividir as tarefas em casa. Se o casal já tem por hábito dividir as tarefas domésticas, quando o bebé nascer será mais fácil manter o ritmo.

Geralmente, a mulher fica mais sobrecarregada, e o parceiro deve tomar a iniciativa e ajudar;

- Da mesma forma que é importante namorar e manter uma relação saudável, também é importante que cada um tire umas horas de tempo pessoal para fazer o que mais lhe dá prazer.

Pode ser um simples almoço com o grupo de amigas, uma saída para ver um jogo de futebol... Se estivermos felizes connosco próprios, também estaremos mais disponíveis para o outro;

- As pressões familiares também devem ser evitadas. O casal é que deve decidir, em conjunto, o que é melhor para os dois.

Seja por causa do nome a dar ao bebé, o tipo de parto, a ajuda que cada um quer dar quando o bebé for para casa, não cedam às pressões se forem contrárias ao que pensam.

Se as opiniões divergem entre o casal, encontrem um meio termo. Perante a família, o casal deve demonstrar união e serem firmes nas decisões que tomam.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.