• SAPO Lifestyle SAPO Lifestyle Início
  • Moda e Beleza
    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde
    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família
    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida
    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores
    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama
    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral
    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer
    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  • Mais Menu
    Menu
    • Moda e Beleza
      • Atualidade
      • Dicas e Tendências
      • Beleza e Estética
      • Para Ele
      • Especiais
    • Saúde
      • Atualidade
      • Peso e Nutrição
      • Fitness e Bem-Estar
      • Saúde e Medicina
      • Sexo
      • Especiais
    • Família
      • Atualidade
      • Gravidez
      • Bebé
      • Criança
      • Pais e filhos
      • Relações
      • Especiais
    • Vida
      • Atualidade
      • Comportamento
      • Dinheiro e Carreira
      • Ecologia
      • Especiais
    • Sabores
      • Receitas
      • Atualidade
      • Chefes e Restaurantes
      • Dicas
      • Especiais
    • Fama
      • Atualidade
      • Estilos
      • Especiais
    • Astral
      • Previsões
      • Astrologia
      • Signos
      • Práticas
      • Terapias
      • Espiritualidade
    • Casa e Lazer
      • Atualidade
      • Decoração e Jardins
      • Viagens
      • Passatempos
      • Especiais
    Tópicos
    • Entrevistas
    • Cartoon
    • Passatempos
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Entrevistas
  • Cartoon
  • Passatempos
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Hospital dos Pequeninos é uma festa

25 nov 2014 11:00
Família
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Ansiedade de separação: "Onde foram os papás?"
    Conselhetório · Fitness e bem-estar · 15 mar 2025 08:00

    Ansiedade de separação: "Onde foram os papás?"

    por Clementina Almeida
  • Hospital da Bonecada regressa a Lisboa sob o tema “A Criança e as Emoções”
    J.M.A · Atualidade · 21 abr 2025 08:39

    Hospital da Bonecada regressa a Lisboa sob o tema “A Criança e as Emoções”

Este artigo tem mais de 10 anos
Estudantes de Medicina da Universidade de Lisboa ajudam meninos e meninas a perder o medo das “batas brancas”.
  • Carolina Patrocínio cortou a fita do Hospital dos Pequeninos, a unidade de saúde mais animada do país, que esteve aberta no passado fim-de-semana no Pavilhão do Conhecimento e estará em funcionamento até sexta-feira, dia 28, na Universidade de Lisboa. (Fotos: Bruno Raposo)
  • No Hospital dos Pequeninos os “doentes” são os bonecos de peluche que os visitantes de palmo e meio levam para mostrar aos “doutores”. A ideia é que os mais pequenos percam o medo das batas-brancas e encarem uma ida ao médico com normalidade.
  • Inaugurado na sexta-feira, dia 21, o Hospital dos Pequeninos contou com a visita dos alunos das escolas Mestre Querubim das Lapas, em Lisboa, e do Jardim de Infância da Boa Água, de Sesimbra.
  • “Com este projeto, os estudantes da Faculdade de Medicina dão um grande contributo de cidadania cívica e ativa e um exemplo de grande generosidade”, sublinhou Rosália Vargas, diretora do Pavilhão do Conhecimento.
  • Os pequenotes exibem, radiantes, os seus preciosos peluches adoentados, já a postos para brincar aos médicos.
  • Tomás Neto da Silva, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade da Universidade de Lisboa, a entidade responsável por erguer, há 13 anos consecutivos, o Hospital dos Pequeninos.
  • A apresentadora Carolina Patrocínio foi convidada para “amadrinhar” o Hospital dos Pequeninos, um projeto que “vale mesmo a pena as crianças verem”.
  • “É preciso mudar as mentalidades de alguns pais, que muitas vezes são culpados pelo medo que as crianças têm de ir ao médico”, defende Carolina Patrocínio.
  • Miguel Castanho, diretor do Instituto de Bioquímica da Faculdade de Medicina, era um professor orgulhoso do projeto construído pelos seus alunos. “Vocês são umas pessoas completas e fazem-me ter enorme confiança no futuro”, disse o docente.
  • Miroslava Gonçalves esteve no Pavilhão do Conhecimento em representação do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa-Norte.
  • Carolina Patrocínio prestes a abrir oficialmente a 13ª edição do Hospital dos Pequeninos, que, pela primeira vez, saltou os muros da Universidade para se instalar durante um fim-de-semana no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
  • Tal como num hospital a sério, os “doentes” começaram a aventura pela sala de triagem.
  • As crianças vão explicando aos estudantes de Medicina as maleitas de que sofrem os seus preciosos peluches. Este Nemo tem febre e uma barbatana partida, ou, como ensinou o futuro doutor, tem uma fratura.
  • Nas salas de consulta, os “doentes” de peluche são examinados ao pormenor.
  • As crianças são incentivadas a assumir também o papel de médicos para perceberem melhor os procedimentos das consultas.
  • Depois da consulta, seguem-se os exames. O Nemo vai tirar sangue para ser analisado.
  • A futura doutora e o “pai” do pequeno Nemo brincam ao “faz-de-conta” e inserem o sangue num recipiente que irá seguir para o laboratório.
  • Os pequenos seguem atentamente as explicações dos futuros doutores na zona de imagiologia onde são tiradas as radiografias e feitos outros exames ao corpo.
  • O Hospital dos Pequeninos chegou este ano pela primeira vez ao Pavilhão do Conhecimento permitindo que visitantes de todas as idades pudessem tomar contacto com este projeto.
  • À medida que vão passando pelas várias “estações” do hospital, os mais pequenos recebem um carimbo. Quando completarem o boletim está finalizada a visita ao hospital, que culmina com um apetitoso lanche.
  • O bloco operatório é a sala mais delicada do hospital. Ninguém entra sem estar devidamente esterilizado e protegido.
  • Este ursinho tem um problema no abdómen e já está anestesiado para a cirurgia.
  • A brincar aos médicos com profissionais, as crianças vão aprendendo de forma lúdica que uma ida ao hospital não tem de ser um pesadelo.
  • Frases banais atiradas pelos pais, como “Se não vestes o casaco ficas doente e levas uma pica”, contribuem, muitas vezes, para o medo que as crianças têm de ir ao médico.
  • Muitos dos meninos que visitam o Hospital dos Pequeninos terminam a aventura com vontade de ser médicos.
  • O Nemo prepara-se para ser anestesiado.
  • Depois da operação, são necessários muitos cuidados que ficam a cargo dos enfermeiros.
  • Os estudantes da Faculdade de Medicina desafiaram os futuros profissionais das Faculdades de Enfermagem, Ciências Farmacêuticas e Medicina Dentária para se juntarem ao Hospital dos Pequeninos.
  • É tempo de passar pela farmácia para comprar os medicamentos que vão ajudar o ursinho a recuperar da morosa operação.
  • No recanto da Faculdade de Medicina Dentária, ir ao médico é mesmo uma animação.
  • Aqui, os visitantes aprendem a escovar corretamente os dentes e ainda podem participar numas animadas brincadeiras.
  • A estação dos dentistas é, acima de tudo, um local de aprendizagem sobre os cuidados a ter com os dentes diariamente.
  • Na área dedicada à nutrição, os alunos são incentivados a conhecer a roda dos alimentos.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Ansiedade de separação: "Onde foram os papás?"
    Conselhetório · Fitness e bem-estar · 15 mar 2025 08:00

    Ansiedade de separação: "Onde foram os papás?"

    por Clementina Almeida
  • Hospital da Bonecada regressa a Lisboa sob o tema “A Criança e as Emoções”
    J.M.A · Atualidade · 21 abr 2025 08:39

    Hospital da Bonecada regressa a Lisboa sob o tema “A Criança e as Emoções”

Em destaque

  • Retratos de Bairro: Alfama e Bica sob o olhar de quem fotografa por dentro
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 8 jul 2025 15:25

    Retratos de Bairro: Alfama e Bica sob o olhar de quem fotografa por dentro

    por Daniela Costa
  • Os detalhes do visual impressionante de Kate Middleton em banquete
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 9 jul 2025 07:38

    Os detalhes do visual impressionante de Kate Middleton em banquete

  • Príncipes George e Louis disputam título real 'amaldiçoado'? Os detalhes
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 8 jul 2025 18:23

    Príncipes George e Louis disputam título real 'amaldiçoado'? Os detalhes

  • Como é que o mentiroso diz as suas mentiras. As explicações de um especialista em linguagem corporal
    J.M.A · Atualidade · 8 jul 2025 16:10

    Como é que o mentiroso diz as suas mentiras. As explicações de um especialista em linguagem corporal

Últimas

  • Conselhetório · Fitness e bem-estar · 9 jul 2025 22:00

    Mitos e verdades sobre dermatite seborreica

    por Luís Uva
  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 9 jul 2025 21:24

    Sara Norte lembra a mãe que morreu. "Um dia vais ter orgulho em mim"

  • Conselhetório · Atualidade · 9 jul 2025 21:00

    Acordou esta noite para urinar? 10 dicas médicas contra a bexiga hiperativa

  • Conselhetório · Atualidade · 9 jul 2025 20:00

    Cancro hereditário: seis perguntas cujas respostas tem de saber

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 9 jul 2025 19:33

    Príncipe William dá beijo a rainha Camilla em rara demonstração de afeto

  • Conselhetório · Fitness e bem-estar · 9 jul 2025 19:00

    Arritmia cardíaca: como identificar e como prevenir?

    por Natália António
 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Moda e Beleza

    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde

    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família

    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida

    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores

    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama

    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral

    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer

    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  •  
    • Instagram
    • Facebook
    • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay