As deslocações maiores, em período de férias e/ou feriados, exigem cuidados acrescidos. Se tem filhos pequenos, sabe que planear bem numa viagem em família é essencial. No caso de serem ainda bebés, o desafio torna-se ainda mais exigente. Para o ajudar, relembramos alguns dos aspetos que deve ter em consideração antes de partir, independentemente de viajar de carro, de comboio, de autocarro, de barco ou de avião. Tome nota:

1. Faça as malas de forma inteligente

Não precisa de levar este mundo e o outro, como se costuma dizer, sobretudo se a estadia não for muito prolongada. Desde que não vá para um país em vias de desenvolvimento, fraldas e leite em pó existem em todo o lado. Leve mudas de roupa para apenas três dias e vá lavando o que já foi usado.

2. Deixe as grandes coisas para trás

Na hora de fazer as malas, leve sobretudo coisas que não pesem muito nem ocupem muito espaço. Se for para fora do país e tiver que alugar um carro, lembre-se que muitas das empresas que prestam esse serviço também têm cadeirinhas para alugar.

3. Verifique se tem as vacinas em dia

Se for para fora do país, não facilite. Certifique-se que o seu bebé tem as vacinas em dia e, se ele tomar alguma medicação, leve-a consigo, tendo cuidado para a proteger do calor.

4. Ajuste-se às necessidades dos mais pequenos

Viajar com crianças nem sempre é fácil e, se forem bebés, mais complicado ainda se torna. Nas viagens de carro, pare de duas em duas horas e deixe os mais pequenos mexerem-se.

5. Invista em roupa prática

Podem até ser muito giras mas a verdade é que nem todas as peças de roupa são compatíveis com viagens. Sobretudo, no dia da viagem, vista roupa o mais simples possível por casa das mudas de fralda e da passagem pela segurança do aeroporto. Se viajar de carro, a preocupação deve também privilegiar o conforto.