Durante o período de desenvolvimento de uma criança, a mesma está sujeita a um conjunto diversificado de estímulos sonoros, dentre os quais, os sons de fala. É através desta exposição que, inconscientemente e informalmente a criança inicia o seu processo linguístico até atingir todas as etapas de aquisição linguística. ?

O processamento fonológico, intrínseco a cada indivíduo, tem como função a extração do significado, desde a receção auditiva, passando pela descodificação e compreensão do que ouve. Só através da compreensão é que podemos estabelecer trocas comunicativas.

Que consciência fonológica o seu filho deveria ter antes de entrar no 1ºciclo?

Para a aprendizagem formal e explícita da linguagem, ou seja, a leitura e escrita, é necessário um conhecimento mais profundo acerca das caraterísticas do código - a metalinguística. ?

A consciência fonológica é crucial para a aprendizagem do código alfabético para a leitura e escrita, principalmente a consciência fonémica, ou seja, a capacidade de fazer corresponder um fonema a um grafema, constituindo, assim, o Princípio Alfabético. Para tal é necessário perceber que se pode dividir uma frase em palavras, palavras em diferentes sílabas e, em cada sílaba, isolar-se os sons, fonemas. ?

A presença de dificuldades ao nível das competências fonológicas é um forte indicador de que o seu filho poderá ter um menor desempenho durante a aprendizagem formal da leitura e da escrita, detetável no pré-escolar, quando a descoberta do mundo das letras se inicia. Descartando-se as alterações auditivas e visuais, permanece a dificuldade de associação entre sons e letras para o código escrito. ?

Consciência fonológica e implicações na leitura e escrita ??

Quando uma criança em idade pré-escolar é capaz de identificar que a palavra 'mão' rima com 'cão', que as palavra 'caça' e 'cava' iniciam com a mesma sílaba e com o mesmo som inicial, então é muito provável que se tornará um bom leitor no futuro.

Atualmente é possível verificar as competências ao nível da consciência fonológica com simples testes que avaliam a noção de sons em palavras, o conhecimento do nome das letras e da sua correspondência aos sons de fala, bem como o vocabulário. ?Tipicamente, associadas a estas alterações, é possível que a criança apresente dificuldades ao nível da memória e tarefas de sequenciação.

??A intervenção deve centrar-se na relação entre os sons de fala e o grafema/letra associada. Só assim, a criança se poderá tornar consciente deste processo e tornar-se um excelente leitor, capaz de enfrentar até mesmo palavras como 'anticonstitucionalissimamente'.?

Qualquer tipo de dúvida que queira ver esclarecida por favor contacte Ana Beirão ou Jaqueline Carmona.

Ana Beirão
Terapeuta da Fala, Mestranda em Motricidade Orofacial e Disfagia
PIN - Progresso Infantil
 
Jaqueline Carmona
Terapeuta da Fala, Especialista em Disfluência (Gaguez) e Linguista
PIN - Progresso Infantil

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