Diversos estudos recentes mostram que as crianças de hoje são mais elevadas espiritualmente, e como tal necessitam de ambiente que suporte estas características.

Os elevados momentos de stress, familiar ou escolar, são hoje um produto da sociedade mundial e necessitam ser enquadrados de acordo com as características que estamos a referir. É mais difícil obter o equilíbrio e a tranquilidade do que antes.

Desde o nascimento, e porque vivemos uma sociedade de informação e de tecnologias, as crianças absorvem esta energia e logo cedo se encantam com telemóveis e tablets. Os seus delicados sentidos manobram estes aparelhos com toda a destreza e interesse, mas o outro lado prende-se com a saturação de dados para compreender e integrar. Esta situação trás um aumento considerável de atividade cerebral que pode afetar a saúde mental e física das crianças.

Tudo na vida tem fatores positivos e negativos, mas neste caso recomenda-se vigilância para que o timing de utilização seja regrado. Além deste facto, o stress inerente à vida do dia-a-dia também causa agitação, a agenda escolar exigente e o pouco tempo para brincar e ser criativo que ocorre em algumas famílias retira do momento de desenvolvimento da criança a qualidade desejada. O quotidiano urbano e a ausência cada vez maior de espaços verdes para brincar lá fora também são questões a pensar.

A prática da meditação ajuda a perceber como atingir momentos de serenidade, bom senso e segurança tão necessários ao crescimento. A criança que medita é mais segura de si e resolve em menor espaço de tempo as suas dificuldades. A prática da meditação ajuda qualquer ser humano na qualidade de vida. A ciência recente informa que o papel da neuroplasticidade transforma o cérebro emocional e abre novos caminhos de possibilidade e qualidade. Vamos por isso aproveitar.

A meditação pode ser praticada por crianças e jovens, como um processo que auxilia a mente e o corpo promovendo personalidade forte, auto-estima, auto-afirmação e poder pessoal, bem como estímulo da criatividade. É importante entender a presença do inconsciente que regista tudo o que ocorre com o ser humano e como esta regista tudo o que mais tarde vai influenciar a nossa vida. É por isso importante dar atenção ao presente, já desde tenra idade, para reter o que realmente se passa, e poder assim, de modo consciente, mudar e alterar tudo para melhor.

Meditação é uma jornada simples, de auto-conhecimento e paz. É uma prática simples, que pode ocorrer em casa, no jardim ou na escola, por escassos minutos, apresentando um resultado fantástico ao final de algum tempo. A meditação começa por ser uma prática para a qual a criança e o adulto devem reservar alguns minutos, mas depois se torna integral no dia-a-dia.

Ajuda a dissolver as impurezas mentais, os medos e inseguranças criando assim uma mente cheia de boas escolhas, amor, e decisões firmes. Pais e filhos alcançam com esta técnica melhores momentos de interação amorosa, e o mesmo ocorre com os professores nas escolas. A formação que ofereço tem como intenção explicar a técnica, e suas características.

Mais concentração, relaxamento, foco, concentração e sucesso nos momentos de stress escolar e testes, desenvolvimento da criatividade artística e pessoal, e paz de espírito. Esta técnica eleva a auto-estima e a auto-disciplina. Aprender a respirar e a posicionar a mente positivamente são as chaves de abertura. Do ponto de vista do desenvolvimento da criança ou do jovem, a prática da meditação ensina a criança a acreditar no seu potencial, e a compreender as suas reais capacidades, preparando-a assim para a vida como cidadão mais fortalecido e ciente das suas características individuais e de como estas podem fazer a diferença no todo que é a vida.

Isabel Leal
(00351) 964210796

www.alegrianainfancia.wixsite.com/index