É importante (e divertido) apresentar novos alimentos ao bebé e incentivá-lo a aprender a alimentar-se sozinho, à medida que vai crescendo.

Como consegui-lo de forma segura:

Tenha cuidado com os alimentos potencialmente alergénicos
Estes incluem os citrinos e os sumos à base de citrinos, as claras de ovos, os amendoins e a manteiga de amendoim, o trigo e produtos derivados, o marisco, o leite de vaca e os frutos de casca rija (como as nozes e os cajus).

A maioria dos médicos recomenda evitar estas substâncias até ao primeiro aniversário, ou por vezes mais tarde, consoante o historial da criança relativamente a reacções alérgicas. (O mel também deve ser evitado até ao primeiro aniversário ou até mais tarde, uma vez que pode causar botulismo nos bebés.)

Também é prudente evitar dar ao bebé alimentos a que os próprios pais sejam alérgicos. Se estiver a amamentar, o melhor será evitar comer frutos de casca rija, ovos e leite para evitar problemas.

Introduza novos alimentos gradualmente
Dê ao bebé um novo alimento de cada vez, e espere no mínimo três dias antes de experimentar outro, para que possa identificar a causa de potenciais reacções negativas.

Reduza o risco de asfixia
As frutas, os legumes e as carnes devem ser servidos apenas em porções do tamanho de ervilhas. Corte ou triture pequenos pedaços de queijo. Não dê ao bebé alimentos pequenos e rijos que possam ficar presos na garganta.

Escolha um ambiente seguro e demore o tempo que for preciso
Escolha horas e locais para as refeições que lhe permitam estar totalmente atenta ao bebé. Não apresse as refeições nem lhe permita alimentar-se no carro enquanto está a conduzir.

Certifique-se de que o bebé está sentado direito e numa posição segura de modo a que possa mastigar e engolir perfeitamente.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 9 meses, Primeira semana
O meu bebé faz muitas vezes força para se pôr de pé. Será que faz mal às pernas?
Alimentar o bebé fora de casa
O desmame do leite materno
O que fazer quando o bebé não dorme a sesta
10 técnicas para dormir melhor

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.