Além disso, o bebé não o faria se as pernas não estivessem suficientemente fortes para suportar o corpo. A maior parte dos bebés começa a pôr-se de pé quando tem cerca de 8 meses, mas alguns conseguem fazê-lo mais cedo e outros mais tarde.

"A fase de se levantar é um marco importante que demonstra que o bebé tem coordenação suficiente para começar a andar", explica o Dr. Sajjad Yacoob, pediatra no Children's Hospital de Los Angeles. Embora lhe pareça desequilibrado, o bebé não se irá magoar.

Efectivamente, enquanto faz força para se pôr de pé, o bebé está a fortalecer os músculos de que necessita para andar. É perfeitamente aceitável ajudá-lo, colocando-o perto do sofá ou de outro móvel para que se possa agarra e manter de pé.

Após algumas semanas de prática da posição de pé, começará a percorrer a sala, transferindo-se de um móvel para outro à procura de apoio. Em breve, poderá surpreendê-lo o largar o apoio e manter-se de pé sozinho.

Não se esqueça, lembra o Dr. Yacoob, que os bebés passam por muitas quedas enquanto aprendem a erguer-se e a ficar de pé, pelo que é importante vigiá-los a toda a hora.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 9 meses, Primeira semana
Segurança na hora das refeições
Alimentar o bebé fora de casa
O desmame do leite materno
O que fazer quando o bebé não dorme a sesta
10 técnicas para dormir melhor

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.