Actualmente, a maior parte dos especialistas são de opinião de que um acompanhamento de boa qualidade dos bebés e crianças pequenas pode potenciar o seu bom desenvolvimento.

No entanto, é preciso ter em conta as necessidades específicas dos bebés ao escolher uma solução de acompanhamento. Para além de analisar os aspectos mais óbvios – como a segurança, as licenças, a boa comunicação entre os pais e a pessoa encarregue do acompanhamento e as recomendações — certifique-se de que a pessoa ou instituição que tomará conta da criança responde às necessidades únicas dos bebés, incluindo:

Grande nível de atenção. Procure confiar o bebé a uma só pessoa ou integrá-lo num grupo pequeno, pois esta é a melhor forma de proporcionar aos bebés a atenção pessoal intensa de que necessitam. Recomenda-se grupos com um máximo de oito bebés (com idades inferiores aos 12 meses). Para grupos de um a quatro bebés, basta uma pessoa responsável, mas para grupos de cinco a oito bebés, são necessárias no mínimo duas pessoas responsáveis.

Afecto e receptividade. Ao visitar uma creche, repare como as educadoras interagem com os bebés. Mostram-se receptivas quando um bebé chora ou gesticula? As educadoras sorriem e apresentam boa disposição? Dão importância ao contacto com a pele, aos abraços, aos embalos e aos mimos?

Continuidade do acompanhamento. Numa situação ideal, os bebés criam laços muito fortes com a pessoa que toma conta deles. Embora não seja garantido que a pessoa que escolher estará presente em toda a primeira infância e para além dela, tente descobrir se se dedica à função a longo prazo. Procure uma creche com pouca rotação de pessoal. Pergunte se os bebés são acompanhados por uma única educadora ou por várias diferentes, o ideal sendo o mínimo de educadoras possível.

Brincadeiras interactivas. Os bebés maiores aprendem imenso através da interacção social. As educadoras agacham-se ao nível dos bebés ou estes passam a maior parte do dia em camas de grades, espreguiçadeiras, cadeiras altas, tapetes de actividades e parques para crianças? Cantam com frequência para os bebés a fim de estimular o desenvolvimento linguístico?

Mamadas regulares. Se estiver a amamentar, tem a possibilidade de o fazer nas próprias instalações? Se o bebé se alimentar com biberão, o horário de alimentação será respeitado?

Evidentemente, uma pessoa sozinha ou uma creche poderão não ser ideais em todos os aspectos e no entanto fornecer um óptimo serviço. Uma das formas mais eficazes de descobrir se o acompanhamento está a resultar com o seu bebé, é verificar se está limpo, feliz, saudável e alerta quando o vai buscar todos os dias.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 7 meses, Primeira semana
Posso deixar o bebé brincar algum tempo sozinho?
O seu bebé está feliz?
Alimentar o bebé fora de casa
Pequenas sestas ajudam-me a chegar melhor ao final do dia?
O que fazer quando o bebé não dorme a sesta

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.