O que é o Método Canguru?
O Método Canguru consiste no contacto pele-a-pele do bebé com o peito humano, idealmente da mãe ou do pai. Destina-se a todos os recém-nascidos, desde que a situação o permita, mas tem particulares vantagens no recém-nascido prematuro.
De onde vem a ideia?
Teve a sua origem na Colômbia nos anos 70 quando um pediatra colombiano, na ausência de incubadoras disponíveis para todos os bebés prematuros, desenvolveu este método melhorando a temperatura dos bebés e reduzindo o risco de complicações como a infeção ou mesmo o abandono dos recém-nascidos.
Tem benefícios comprovados?
A investigação científica tem permitido provar os benefícios deste método tanto para o bebé, quanto para a sua família, particularmente para a mãe.
Porque é então este método tão importante?
A principal vantagem consiste na promoção do aleitamento materno uma vez que permite iniciar o aleitamento materno mais cedo, ajuda a mãe a estar preparada para amamentar, ajuda o bebé a conseguir mamar melhor, aumenta a produção de leite da mãe e aumenta o tempo de aleitamento materno em exclusividade. E como é sabido o leite materno tem características que nenhum outro alimento consegue ter, conferindo vantagens únicas ao bebé, quer de termo, quer prematuro.
Que outros benefícios pode trazer?
Melhora a qualidade de vida do bebé, particularmente: na melhoria do sono, na diminuição do choro, na sensação de dor, na temperatura mantida, e ainda no desenvolvimento global do bebé.
E o que traz aos pais?
Permite conhecer melhor o seu filho, aumenta o vínculo ao bebé e reduz a ansiedade dos pais, particularmente da mãe, fator que contribui significativamente para a produção do leite materno.
Este método deve, então, ser praticado sempre que o bebé esteja bem, que os pais desejem e que os enfermeiros ou médicos, no caso de internamento, estejam de acordo. E após a ida para casa deve continuar a ser uma prática frequente.
Como fazer?
A mãe ou o pai deve estar sentado num cadeirão recostado, de forma confortável e preferencialmente sem perfume ou outro produto que altere o seu cheiro natural. Deve ter o peito descoberto e colocar o bebé em posição direita no seu peito, mantendo a cabeça e pescoço alinhados e a face virada para um dos lados de forma a não dificultar a respiração. Será mais confortável para o bebé se mantiver as pernas dobradas e as costas cobertas com uma manta e a cabeça protegida com um gorro.
Sempre que possível deve-se manter este método no mínimo durante uma hora e praticá-lo várias vezes ao dia. Quanto mais os pais praticarem, mais seguros e confortáveis estarão na forma de o fazer.
O tempo em que a mãe ou o pai têm o seu filho ao peito é um período muito especial, que deve ser vivido da melhor forma pela família. O método canguru é um investimento, no presente e no futuro da vida de cada bebé prematuro.
Um artigo da médica Ana Torres Melo, pediatra neonatologista no Hospital CUF Descobertas.
Comentários